Está aberto o prazo para inscrições no Programa de Intercâmbio Juvenil da Província Autônoma de Trento. O projeto, ativo desde 1999, visa promover o conhecimento entre os jovens nascidos e vividos no exterior, de famílias de origem trentina, e seus pares que vivem no Trentino.

Os jovens descendentes de Trentinos residentes no exterior são acolhidos por jovens residentes no Trento durante 2 semanas (20 de julho a 3 de agosto de 2024) e no ano seguinte eles hospedarão os parceiros do Trento em seus respectivos países de residência por 2 semanas (neste caso, é acordado entre os participantes).

São 15 vagas disponíveis: 15 para jovens de descendência trentina residentes no exterior e 15 para jovens residentes no Trentino. Podem participar jovens com idade entre 18 e 35 anos, de origem trentina e nascidos e residentes no exterior.

A submissão de candidaturas deve ocorrer até 28 de fevereiro de 2024, seguindo as instruções específicas publicadas no site institucional Mondotrentino.net onde também há informações detalhadas em inglês, espanhol e português.

Sandro Giordani, Conselheiro de Administração da Associazione Trentini nel Mondo, ressalta que a participação no intercambio é uma oportunidade para descendentes conhecerem suas origens e estabelecer contatos com outras famílias próximas da realidade de nossa região. A vivência com outros jovens e no norte da Itália possibilita inumeras oportunidades aos participantes.

A associação Circolo Trentino di Bento Gonçalves atua a 34 anos junto a comunidade e hoje no espaço cultural Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos desempenha relevante função de preservação da cultura e memória da imigração. Oficinas e encontros culturais, digitalização e acervo de documentos e objetos históricos são algumas das atividades realizadas no local que fica no Vale dos Vinhedos ao lado da icônica Igreja do Vinho.

Informações: Programa de Intercâmbio Juvenil da Província Autônoma de Trento