O Grupo Cultural Órbita Literária, de Caxias do Sul, realiza atividade aberta e gratuita do encontro Órbita Literária, na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, às 19h30, na Livraria e Café Do Arco da Velha. Na ocasião será abordado o livro “Lavradores de Enxada – Histórias da Imigração”, de José Bianchi. O autor será o painelista do encontro.

Apaixonado por ouvir pessoas e querendo muito descobrir a própria história, descendente de imigrantes italianos José Bianchi partiu de Caxias do Sul, em 2019, para uma viagem à Itália em busca de suas origens. Ele só não imaginava que a experiência transformaria por completo sua vida e seria o início de uma pesquisa que durou quatro anos e o fez percorrer muitos caminhos que o levaram à publicação do livro “Lavradores de Enxada”, com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apresentando um novo olhar sobre os movimentos migratórios do RS.

Nesta obra, que marca a estreia do painelista como escritor, é apresentado um novo panorama sobre a vinda dos imigrantes ao Brasil, mais especificamente ao Rio Grande do Sul. O autor não se limita apenas aos italianos, mas também conta histórias de espanhóis, portugueses, holandeses, alemães, poloneses, suecos, franceses, suíços e indígenas. Também não poderia deixar de lançar seu olhar sobre temas atuais envolvendo imigrações recentes como de venezuelanos, haitianos e senegaleses.

Com uma linguagem simples e acessível, Bianchi, apresenta lugares, relata depoimentos e entrevistas com quase uma centena de personagens que, muitas vezes emocionados, falam sobre seus pais, avós e bisavós vindos da Europa. Relata ainda a realidade dos indígenas no início da colonização e alguns conflitos ocorridos.

O livro Lavradores de Enxada não segue uma ordem cronológica e, por vezes, aproveita fatos para fazer um contraponto com realidades atuais. É assim quando Bianchi apresenta um pouco da arquitetura deixada pelos imigrantes e faz um paralelo com escolas rurais abandonadas, nas mesmas localidades. Ao abordar as diferentes etnias e suas culturas ele aborda curiosidades atuais como, por exemplo, a paixão das comunidades do interior pelo esporte amador, as festas de colônia, incluindo os “kerbs”, as bandas típicas e até a chegada da música eletrônica e os tradicionais conjuntos de baile.

Sobre o painelista
José Bianchi nasceu em São Valentim da Segunda Légua, interior de Caxias do Sul, e é neto de imigrantes italianos oriundos das regiões do Vêneto ( família paterna) e de Trento (família materna), passou sua infância entre a capela de São Valentim e o interior do município de Feliz-RS. Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela UCS , cursou parcialmente a Faculdade de Estudos Sociais. Talvez esse seja um dos indícios de que sempre teve apreço pela escuta e pelas entrevistas. Lavradores de Enxada é seu primeiro livro.

SERVIÇO – Órbita Literária 428
Tema: Lavradores de Enxada – Histórias da Imigração
Painelista: José Bianchi
Dia: 29 de abril de 2024, segunda-feira, às 19h30min
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul