Foto por Robinson Sobrera

O Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) lança a exposição “PINACOTECA 1975: A origem do Acervo Municipal de Artes Plásticas”. A mostra entra em cartaz na Sala de Exposições, do Centro de Cultura Ordovás, a partir desta sexta-feira, dia 10 de maio, e permanece até o dia 09 de junho de 2024.

Valorizar o nosso passado e a nossa história é fundamental para compreendermos quem somos e como chegamos até aqui. Nossa história é o registro vivo das experiências, conquistas e desafios enfrentados por nossos antepassados, e é por meio dela que entendemos as raízes da nossa identidade cultural, social e até mesmo pessoal.

Como afirmava Walter Benjamin, “não é que o passado lança luz sobre o presente ou que o presente lança sua luz sobre o passado; a imagem é aquilo em que o ocorrido encontra o agora num lampejo, formando uma constelação”. E ao reconhecer nossas origens, fortalecemos nossa conexão com o passado e construímos um alicerce sólido para o futuro. Valorizar nossa história é celebrar a diversidade de narrativas que contribuíram para moldar nossa sociedade, promovendo assim o respeito, a empatia e a compreensão mútua entre as gerações e seus olhares.

Algumas obras contornando uma sala do Museu Municipal: esta é a imagem inicial da Pinacoteca Aldo Locatelli, 1975, exposição que deu origem à história que está sendo celebrada atualmente: os vinte anos do AMARP. Num universo sustentado por um fio de memórias, alcançou-se o respeitável número de 1.355 obras de artistas que passaram pelos espaços expositivos da cidade e de coleções doadas à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul que compõem o AMARP, o Acervo Municipal de Artes Plásticas, que a partir de maio de 2024, torna-se público também no formato digital.

A equipe da Unidade de Artes Visuais realizou esta montagem em torno da memória. Reunindo aqueles primeiros trabalhos que hoje, passados 49 anos, mostram-se tão atuais por representar mais do que tudo, o olhar dos que ao longo deste tempo, respeitam e representam a constelação imaginada por Walter Benjamin.

A mostra apresenta trabalhos de Bruno Segalla, David Ratti, Elyr Ramos Rodrigues, Íris Abella Sobrera, Marisa Rossato Saretta, Liliana Rossetti, Nayr Menegotto Hoffmann, Pedro Vicente Saretta, Nelly Zatti Juchen, Robinson Sobrera, Sally Cardoso da Luz, Valdira Danckwardt, Maria Soledad Sampaio Damiani, Dionéia De Carli, Vera Zattera e Icléia Cattani. Além das obras, haverá um vídeo da Inauguração da Pinacoteca Aldo Locatelli junto ao Museu Municipal de Caxias do Sul, vídeo filme preservado pelo Arquivo Histórico João Spadari Adami.

A exposição tem classificação indicativa livre, podendo ser visitada de domingo a domingo de forma totalmente gratuita, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h. O AMARP DIGITAL e a UAV DIGITAL a partir de agora estão em: https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/.

Serviço:
Exposição Acessível: “Pinacoteca 1975: A origem do Acervo Municipal de Artes Plásticas”
Período: 10 de maio a 09 de junho de 2024
Visitação Presencial: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação Online e AMARP: https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/