Foto: Volnei Canônica/Crédito Maria Rech

O livro “Mergulho”, escrito pelo caxiense e presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica e ilustrado pela carioca Mariana Massarani ganha um dos mais importantes prêmios nacionais pela excelência da obra, o Selo Destaque Cátedra Unesco de Leitura. A distinção é promovida pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. O Selo tem o compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil, considerando a pluralidade da produção.

A obra “Mergulho”, narra a história de uma mãe preocupada e um médico atencioso, que para mergulhar na infância e no universo de uma criança com o espectro autista precisam de muito afeto e sensibilidade. Ainda que retrate o universo do Transtornos do Espectro Autista (TEA), o livro não segue a linha didática. Pelo contrário. É uma poesia visual entre palavras e imagens para que todos os leitores, conduzidos pelo menino da história, conheçam um oceano de possibilidades e descobertas.

O quarto livro de Canônica é inspirado e dedicado à uma pessoa muito especial: o afilhado
Arthur Canônica Bogno, de 14 anos, que é autista. “Estou muito feliz em receber essa distinção principalmente neste mês de abril que é o mês de conscientização e valorização do Autismo. Quando eu dei a notícia do prêmio para o Arthur foi muito emocionante ouvir ele dizer ‘Eu ganhei o prêmio’. É isso mesmo, esse livro é para que todos neurodivergentes, porque eles são protagonistas de suas histórias.”, afirma Volnei.

Foto: O livro é inspirado e dedicado ao afilhado
Arthur Canônica Bogno, de 14 anos, que é autista./Crédito Maria Rech

Desde que começou sua recente carreira de publicar livros para crianças e jovens, em 2020, Volnei Canônica tem colecionado inúmeros prêmios literários importantes no Brasil e no Exterior. No ano passado sua obra “O tempo todo”, editora Oficina Raquel, ganhou o prêmio The White Ravens, dado pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Alemanha) para livros do mundo considerados tão raros como um corvo branco e por isso, fundamentais para a humanidade. Essa obra ainda foi finalista do prêmio de ilustração da Feira Internacional do Livro de Bolonha (Itália) e selecionada para a short list do Nami Concours, participando de uma exposição na Coréia do Sul e do catálogo internacional do concurso.

Sobre o autor
Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela UCS, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social, o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. Possui 04 livros: Tanta Chuva no Céu (Editora do Brasil, 2020), O Tempo todo (Oficina Raquel, 2022), Num bater de asas (Editora Aletria, 2022) e Mergulho (Editora do Brasil, 2023).

Foto: Capa do livro Mergulho com Selo da Unesco/Divulgação