Se você costuma acessar o TikTok, já deve ter visto uma “trend” em que famosos encostam o ouvido em uma parede ao ouvir batidas e revelam, do outro lado, versões de si mesmos ou outras pessoas. O que você talvez não saiba é que a batida, que se tornou um dos sons mais reproduzidos na plataforma, é de um funk lançado pelo DJ brasileiro Wellington Chimilovski Azzolini, conhecido como WZ Beat.

A música, com o sugestivo título de “Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral”, foi lançada em 2022, viralizou com vídeos protagonizados por gente como o ator The Rock, o apresentador de TV Jimmy Fallon e a cantora Demi Lovato e chegou, no fim de 2023, à impressionante marca de cerca de 150 bilhões de visualizações (sim, bilhões com “b”, mesmo!) em vídeos que a usam como trilha sonora.

É uma das músicas mais utilizadas na história da plataforma. WZ Beat contou que nunca imaginou tamanha repercussão. “Quando fiz a música, pensei em pegar o público do funk. Acabou acontecendo de o pessoal abraçar a música no TikTok, algo que nunca imaginei. A trend da parede, que ficou famosa com o The Rock e a Demi Lovato, foi criada por uma maquiadora mostrando o antes e o depois da transição. O vídeo viralizou e tomou uma proporção muito grande, que eu não esperava. Fiz a música para tocar nos bailes, mesmo”, conta o DJ.

De acordo com dados da Soundon Global, braço de divulgação do TikTok, apenas a versão mais viral da música foi usada em mais de 33 milhões de vídeos – entre todas as versões, são mais de 120 milhões de vídeos com a trilha de WZ Beat. O TikTok não divulga oficialmente a lista de músicas mais utilizadas, mas “Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral” supera virais recentes, como “Love You So”, da banda The King Khan & BBQ Show, e “If We Ever Broke Up”, de Mae Stephens.

Perfil
Natural de Porto Alegre, WZ Beat é Wellington Chimilovski Azzolini, de 25 anos. O DJ começou a carreira como músico aos 14 anos, cantando. Depois de cerca de 10 anos cantando funk nos palcos do Rio Grande do Sul, decidiu se tornar DJ. Há cerca de dois anos, por conta da insatisfação com os beats que pedia para outros DJs, decidiu passar a produzir suas próprias batidas.

“Comecei a fazer músicas que o beat ficava tão bom que eu decidia não colocar voz, lançava só o beat. Foi quando consegui emplacar o Beat Automotivo”, conta.
O músico mora atualmente em Lajeado, uma das cidades mais atingidas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro e matou mais de 50 pessoas. Ele conta que, enquanto via a música subindo nos rankings do TikTok, precisou lidar também com a tragédia que assolou a terra em que vive.

“Foi muito triste. Destruiu muitas casas, vários amigos meus precisaram de ajuda. Eu estava aqui na cidade, a música estava no top 3 mundial e, quando começaram as cheias, a música começou a querer chegar no top 2. Quando as coisas começaram a se resolver, e a enchente a passar, atingiu o top 1. Fiquei muito feliz por mim, mas também muito triste pela cidade. Acompanhei de perto, ajudei o pessoal”, conta.

Em agosto deste ano, WZ Beat lançou, com Gretchen, a música “Bumbum”. A ideia do single partiu de Gretchen, que começou a se conectar com o DJ gaúcho quando postou em rede social um vídeo com “Beat automotivo tan tan viral” no TikTok. Gretchen caracteriza a gravação do funk Bumbum como “quebra de paradigma e tabu” na carreira musical da artista.

Fonte: g1