No Viva com Saúde hoje vamos falar sobre o Câncer de Próstata.

A campanha Novembro Azul foi criada com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

O câncer de próstata é a causa da morte de 28,6% da população masculina que o desenvolve, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre os exames de prevenção e detecção da doença.

O médico urologista do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, Carlos Uatanabe, fala sobre a evolução dos exames de detecção do câncer de próstata na prevenção da doença: