Embora o café seja uma das bebidas mais populares no mundo, é importante estar ciente de que certos medicamentos podem reagir negativamente quando consumidos com cafeína. Uma pequena xícara matinal misturada com remédios pode alterar a velocidade com que eles são absorvidos pela corrente sanguínea.

Uma pesquisa realizada em 2020 revisou vários remédios e como eles foram afetados pela ingestão de café. Os resultados mostram que a bebida “afeta significativamente a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de muitos medicamentos”. Isso significa que beber café ao mesmo tempo que toma o remédio pode afetar sua funcionalidade.

A cafeína é uma substância estimulante encontrada no café e pode interagir com os ingredientes ativos de diversos medicamentos, afetando seus resultados e aumentando o risco de efeitos colaterais.

“Tem medicamentos em que a cafeína interfere na absorção”, diz a professora.
Conoce los medicamentos que no debes mezclar nunca con café

Medicamentos para depressão e ansiedade

O café e outras bebidas com cafeína podem afetar a forma como seu corpo reage a antidepressivos. Alguns medicamentos, como fluvoxamina, amitriptilina, escitalopram e imipramina, ao ter contato com quantidades de café, sofrem redução na quantidade de medicamento que é absorvido pelo corpo.