Frequentemente, a detecção de níveis elevados de colesterol surpreende as pessoas durante exames de rotina. No entanto, ocasionalmente, certos sinais de alterações no corpo podem sugerir a presença de altos níveis de colesterol ou triglicerídeos.

Isso ocorre porque, embora muitas pessoas não estejam cientes, existem sintomas específicos que se manifestam quando há acúmulo de colesterol sob a pele. Embora esses sintomas geralmente não sejam motivo para alarme, alguns podem suscitar preocupações.

O que são xantomas?
Os xantomas são caracterizados por depósitos de colesterol e podem se apresentar de diversas maneiras na pele, dividindo-se em diferentes categorias. O xantoma eruptivo, por exemplo, se manifesta na pele através de inchaços contendo depósitos de gordura, assemelhando-se a uma erupção cutânea.

Já o tuberoso aparece frequentemente como nódulos nos joelhos, cotovelos e nádegas. Em alguns casos, os xantomas podem surgir na forma de verrugas no interior da boca ou, ocasionalmente, nos genitais.

Xantelasma
O xantelasma, a forma mais comum de xantoma plano, se apresenta como manchas suaves de inchaços amarelados ao redor dos olhos, principalmente nos cantos próximos ao nariz. Além disso, a psoríase, uma doença autoimune da pele, também pode estar associada ao colesterol elevado.

Embolismo induzido pelo colesterol
O embolismo provocado pelo colesterol ocorre quando cristais compostos por colesterol e outras substâncias se desprendem e se dispersam pelas principais artérias do corpo. Esse fenômeno pode resultar em danos e sintomas na pele, como úlceras nas pernas, gangrena e descoloração azulada ou roxa nos dedos dos pés. O embolismo induzido pelo colesterol também pode levar ao livedo reticular, termo usado para descrever manchas vermelhas ou azuladas semelhantes a uma rede dentro da pele.

Quando buscar orientação médica?
Ao identificar alguns desses sintomas, é aconselhável procurar um médico para avaliação e identificação da causa dessas manifestações no corpo. Portanto, é fundamental lembrar: a melhor maneira de prevenir o colesterol elevado é manter um estilo de vida ativo e uma dieta equilibrada.

Fonte: Catraca Livre