Exposição de Renato Borghetti promete atrair o público caxiense à Câmara Municipal (Foto: Pedro Cora/Câmara Municipal)

É no toque das mãos que a gaita ganha vida e sua magia e sonoridade estarão presentes no Legislativo caxiense, a partir das 18h30min desta quarta-feira (31), quando abre ao público “A Fantástica Fábrica de Gaiteiros”, de Renato Borghetti. A exposição compõe um projeto itinerante, de acesso gratuito, que iniciou em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana, seguindo para as cidades de Guaíba, Pelotas, Lagoa Vermelha e Lages e, agora, Caxias do Sul.

A mostra pode ser visitada até o dia 14 de setembro, das 8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, no Espaço Cultural Mário Crosa da Câmara Municipal, na Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição.

Por meio de arte-educação, a exposição propõe uma imersão no universo da gaita. A ação busca valorizar música, tradição, sustentabilidade, experiência e pertencimento. Além disso, apresenta a história e as diversas etapas de fabricação da gaita, além de ambientes de experimentação e convivência.

Na mostra, um quarteto de bonecos de madeira articulados recepciona os visitantes, que encontrarão uma exposição de acordeons, um simulador de gaita, uma gaita com os botões em braile e outros artefatos cheios de curiosidades.

O projeto da “Fantástica Fábrica de Gaiteiros” foi idealizado pelo acordeonista gaúcho Renato Borghetti. Através da iniciativa, desenvolve um trabalho social de educação musical e resgate cultural. O projeto conta com a realização do Ministério do Turismo e Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, além do patrocínio das empresas CMPC, Vero, TKE, John Deere, Dicave Volvo, Martinelli Advogados, Florense, Grupo Apisul, Litoral Madeiras, Benoit e Grupo Bugio.