Imagem: Divulgação/Arquivo pessoal

Egressa do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, Ariane Tamara Pelicioli da Rosa foi eleita a jovem mais visionária da América Latina em 2023 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – universidade dos Estados Unidos. A cerimônia de premiação, no mês de outubro, em Lima, no Peru, também marcou a entrada de Ariane no Innovators Under 35 LATAM do MIT – grupo de empreendedores mais inovadores abaixo dos 35 anos no continente americano.

As conquistas se relacionam à criação, por Ariane e seu marido, Ezequiel Vedana, egresso do curso de graduação em Comércio Internacional da UCS, do Piipee, produto que visa à economia de água e à redução de custos em vasos sanitários e mictórios. Atualmente radicada em Paris, ela recebeu o reconhecimento com alegria. “Ser escolhida como uma das jovens mais inovadoras da América Latina foi incrível, mas receber o segundo prêmio, de jovem mais visionária, foi ainda mais, pois reconhece o trabalho e o esforço que temos realizado e reforça que a visão que estamos tendo para mudar o futuro e impactar o mundo é promissora”, considera.

A visionária do ano credita a trajetória de sucesso há diversos fatores, inclusive ao casamento, que segundo ela maximizou sua vocação empreendedora. Na soma dos elementos também está a vivência universitária. “A Universidade nos dá os recursos para buscarmos conhecimento e crescimento. Quando utilizamos esses recursos a nosso favor, conseguimos alcançar grandes resultados”, afirma. Ariane conta que o empreendedorismo já estava no seu radar desde quando estudava na UCS, relembrando o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido com a temática “Como a Psicologia pode contribuir no desenvolvimento de equipes em startups” e defendido em 2014. “A graduação aflorou em mim habilidades importantes, como a de ser muito analítica, a qual usufruo no meu dia a dia de trabalho”, explica.

O programa Innovators Under 35 elege um total de 35 talentos ao ano, divididos em cinco categorias: inventores, empreendedores, humanitários, pioneiros e visionários. A lista, que também seleciona empresários de outras regiões do globo, já contou com nomes como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, reconhecido pela visão de conectar pessoas mundialmente; Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, pelas contribuições revolucionárias nas áreas de veículos elétricos e exploração espacial; e Sergey Brin e Larry Page, cofundadores do Google, homenageados pela criação de um dos motores de busca mais influentes da história.

Innovators Under 35 LATAM
“Innovators Under 35” do MIT é um programa de prestígio que busca identificar e reconhecer jovens talentos empreendedores e inovadores com menos de 35 anos. Criado pelo MIT Technology Review, destaca indivíduos que têm feito contribuições significativas em diversas áreas, como a social, de tecnologia, ciência e negócios.

Os selecionados para a premiação são escolhidos com base em critérios rigorosos que incluem originalidade, impacto, visão e liderança. Os vencedores são considerados líderes emergentes que estão moldando o futuro com ideias revolucionárias e projetos inovadores. A iniciativa não apenas reconhece suas realizações, mas também oferece uma plataforma para que os destaques possam expandir suas redes de contatos, interagir com outros especialistas e receber suporte para continuar impulsionando suas ideias.

Piipee propõe solução para economia de água em sanitários
No mercado desde 2015, a Piipee hoje conta com mais de 4 mil clientes em todo Brasil e várias multinacionais, ajudando a reduzirem seu consumo de água e os custos relacionados, tornando pessoas e empresas cada vez mais sustentáveis. A ideia da Piipee surgiu em 2010, por meio de seu fundador Ezequiel Vedana, que também é Jovem Líder Global para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU), e de sua cofundadora, Ariane Tamara Pelicioli da Rosa.

Só em 2022, a Piipee ajudou a economizar mais de 65 milhões de litros de água. Já recebeu mais de 35 prêmios nacionais e internacionais, vindos da ONU, de prefeituras em Paris, na França, em Boston, nos Estados Unidos, entre outros órgãos e instituições, além de relevantes reconhecimentos mundiais nos âmbitos de inovação e impacto.

Piipee é uma solução para economia de água em sanitários que reduz em até 100% o consumo de água para eliminar urina. Por ser um líquido biodegradável que trabalha nas características da urina, alterando sua coloração, removendo maus odores, higienizando e perfumando o sanitário, o produto substitui a necessidade do acionamento da descarga.

A empresa, que coloca mais de 200 mil pessoas em contato diário com a tecnologia, foca em expandir as operações para a América Latina e Europa. A empresa visa impactar mais de 10 milhões de pessoas até o ano de 2030 e ampliar ainda mais o impacto socioambiental.