Imagem: Casa da Memória Merlin/Caminhos de Pedra

Quando chegaram ao hoje Distrito de São Pedro, os imigrantes italianos trouxeram consigo não apenas a esperança por novas oportunidades, chegaram também com as tradições e os dialetos únicos de suas terras natais na Itália. Ainda a bordo dos navios, nasceu o Talian – a partir da fusão de dialetos vênetos, uma língua que se enraizou e floresceu como uma herança viva, transmitida através das gerações.

A Associação Caminhos de Pedra, entidade com mais de 30 anos de atuação e sem fins lucrativos, tem em sua missão, o foco em manter o Roteiro Caminhos de Pedra sendo mais que um destino, e sim um museu vivo, patrimônio histórico e cultural. Reconhecido pelas suas construções, paisagens e costumes, os descendentes que ficaram, são portadores da história de um povo que enfrentou desafios e triunfou. Em cada canto, ecoa as histórias dos imigrantes italianos que transformaram a selva inóspita em um lugar de esperança, tradição e cultura.

De 11 a 17 de agosto, diversas ações celebram a herança e a cultura italiana. A programação vai do cinema a sessões de autógrafos, sendo que cada momento é um testemunho do vínculo entre passado, presente e futuro.

O Talian é muito mais do que uma língua, é uma conexão entre as gerações e um portal para a história. A presidente da Associação Caminhos de Pedra, Alice Menoncin, enfatiza a importância de valorizar e compartilhar o Talian como uma maneira de manter viva a herança dos imigrantes. “Falar o Talian é uma das melhores maneiras de manter esse legado vivo. O Caminhos de Pedra sempre lutou por isso e continuará lutando enquanto existirem pessoas nos visitando”.

Confira a programação:

11 de Agosto, às 18h30 – Cinema na Casa de Memória Merlin / Evento Cálice de Estrelas,  na Casa da Memória Merlin.

13 de Agosto, das 10h às 16h – Sessão de autógrafos com a jornalista e escritora Giorgia Miazzo, na Casa da Memória Merlin.

15 de Agosto, às 19h – Entrega da nova titulação de mestrado para Ancila Dall’Onder Zatt, na Casa da Memória Merlin.

15 de Agosto, às 13h –  Talian da Escola, na Escola Nossa Senhora da Salette.

17 de Agosto, às 19h30 – La Santa Messa In Talian, na Casa da Memória Merlin.

Saiba mais sobre os projetos:

Cucagna – Scola de Talian
O compromisso de preservar a língua e a história é reforçado pela entidade de diversas formas. Entre elas, através do curso Cucagna – Scola de Talian. Uma colaboração entre o Roteiro e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em parceria com a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA). Esta parceria recentemente celebrou o encerramento da primeira turma, iniciada em março de 2023, onde cerca de 10 alunos concluíram as aulas.

O curso Cucagna – Scola de Talian, é uma oportunidade única para imergir na cultura da Região Uva e Vinho, pois proporciona uma compreensão mais profunda da evolução e importância da imigração. As inscrições para a segunda turma do ano estão abertas. Para inscrições, deve-se contatar o WhatsApp (54) 99678-2288.

A difusão do talian segue junto às crianças
Esforços educacionais continuam a impulsionar a difusão do Talian. A divulgação nas escolas municipais e estaduais, tem alcançado cerca de 200 crianças, garantindo que o Talian permaneça vivo nas mentes das futuras gerações. Outra iniciativa, é o apoio ao Grupo de Dança Juvenil Caminhos de Pedra, que teve início em 1995 e tem como foco, transformar a dança em divertimento e resgatar o folclore através das danças típicas italianas.

Recentemente, o Projeto “Preservando as raízes culturais através da dança” foi contemplado pelo Fundo Social Sicredi Serrana, que tem por missão viabilizar, através de recursos financeiros, projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos.

Uma Celebração de Herança e Cultura: Programação da 6ª Edição do Caminhos do Talian
O evento Caminhos do Talian é um ato de resgate cultural e traz à tona as raízes que se entrelaçaram nas jornadas dos imigrantes que chegaram à região no final do século XIX.  A 6ª Edição do Caminhos do Talian promete cativar corações e mentes e oferece uma oportunidade ímpar para imergir na cultura e herança italiana.

Um dos destaques é a entrega da nova titulação de mestrado da professora Ancila Dall’Onder Zatt, uma figura notável que, aos 90 anos, oferece um vislumbre da história dos imigrantes italianos e os Caminhos de Esperança. O evento está programado para o dia 15 de agosto, na Casa Merlin – Sede da Associação Caminhos de Pedra, e será um testemunho tangível do compromisso em honrar o passado.

Para mais informações sobre o curso e o evento, bem como para inscrições, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp (54) 99678-2288.