Imagem: Comunidade pode contribuir com o Lar do Ancião/Crédito Fabiano Mazzotti

Doar é um ato nobre, que vai além de destinar recursos ou bens materiais ou dedicar parte do tempo no auxílio a quem necessita. É um gesto carregado de empatia, generosidade e solidariedade, capaz de transformar não apenas a vida daqueles que recebem, mas também a essência de quem doa. Instituições filantrópicas, como o Lar do Ancião de Bento Gonçalves, dependem dessas atitudes beneméritas para manter seus serviços e suas estruturas de amparo – e as formas de ajudar estão cada vez mais acessíveis.

No caso da entidade, instituída para longa permanência de idosos que atua sem fins lucrativos, é possível contribuir diariamente e sem qualquer complicação ou burocracia. Isso porque, graças ao seu propósito filantrópico, a instituição está apta a receber recursos do Fundo Municipal do Idoso, vinculado ao programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). O apoio a entidades é uma regra central do programa, pois garante o posicionamento da NFG como ambiente colaborativo no qual interagem cidadãos, estado e terceiro setor, destacando a atuação direta do cidadão na construção de melhorias nos serviços públicos ofertados em sua comunidade.

Para a efetivação do cadastro do cidadão, é requerido que selecione ao menos uma entidade favorita. Basta acessar o site ou aplicativo da NFG (https://sld.sefaz.rs.gov.br), preencher o cadastro com os dados pessoais e selecionar a entidade (o máximo é cinco), em qualquer uma das áreas (saúde, educação, assistência social e defesa e proteção dos animais). Ao informar seu CEP no cadastramento, o sistema busca os municípios que fazem parte do seu COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico). Nessa hora, basta digitar “Lar do Ancião”, em Bento Gonçalves, e adicionar em seu cadastro. Dessa forma, toda vez que o CPF for informado em qualquer compra de supermercado, por exemplo, parte do valor dos impostos é destinado ao Lar, por meio do Fundo do Idoso. Além dos cidadãos, empresas com lucro real também podem cadastrar a entidade no sistema para doar parte dos tributos.

Outras formas de ajudar

Existem outras maneiras para a comunidade contribuir com o Lar do Ancião. Acessando site www.lardoanciaobg.com.br, é possível cadastrar uma contribuição até mesmo mensal para o entidade. As doações online são feitas utilizando o PagSeguro, referência de qualidade e segurança em pagamentos pela internet no Brasil. Basta selecionar o tipo de doação que deseja fazer e preencher as opções na tela para escolher a forma de pagamento de sua preferência. Financeiramente pela internet, ainda é possível ajudar via transferências bancárias ou carnê.

Já com o projeto ‘Mil Amigos’, o Lar também disponibiliza uma maneira segura de contribuição. A partir dele, as pessoas que desejam doar são convidadas a fazer um cadastro junto à instituição e receber boletos mensais ou em cota única graças a uma parceria com o Sicredi, que disponibilizou um sistema de emissão de guias de pagamentos – direcionando os valores diretamente para a conta do Lar.  O nome desse projeto remete justamente à meta que o Lar pretende alcançar, pois atingindo um número de mil contribuintes que doem um valor fixo mensal, há uma garantia de aporte orçamentário para financiar os serviços, a equipe de profissionais e as despesas cotidianas da instituição.

Outra frente importante de auxílio é a doação de suprimentos, como produtos de higiene, limpeza e alimentos. Além disso, a doação de tempo também se apresenta como uma forma nobre de contribuição. Exemplo disso foi a ação realizada na reta final de ano por um grupo de voluntários junto ao Lar do Ancião. Em uma iniciativa conjunta entre o Grupo Tomasi, Mais Bela/Datamais e Mary Kay, os idosos puderam passar um dia de beleza, com corte de cabelo, maquiagem e momentos de descontração.

Combinadas, essas formas de colaboração garantem o equilíbrio entre a sustentabilidade financeira da entidade e, também, a acolhida humana que tão bem define o Lar do Ancião. “Nossos esforços estão direcionados para, também, mostrar à sociedade a seriedade do trabalho feito na gestão da instituição para, com isso, fortalecer ainda mais a corrente de amigos e parceiros engajados na causa solidária que o Lar do Ancião representa”, destaca o presidente César Cini.

Para saber como ajudar, basta visitar o Lar do Ancião na Alameda Anna Tedesco Variani, nº 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves, ou entrar em contato pelos fones 3451-3444; 3453-8233 e 98418-9647. Outras informações podem ser obtidas no site www.lardoanciaobg.com.br.