Enquanto os aplicativos de transporte tradicionais operam da mesma forma, independente da região, plataformas de mobilidade criadas por empreendedores locais se destacam fora dos grandes centros urbanos. É que elas costumam atender às expectativas de uma cidade de maneira mais assertiva, entendendo as demandas do público, além de gerar um ecossistema de trabalho e movimentar a economia regional.

“Quando usuários optam por meios de transporte locais, com preços mais competitivos e taxas menores cobradas dos motoristas, eles não só economizam, como também direcionam seus investimentos para empresas e motoristas da cidade, fomentando um ciclo de crescimento sustentável”, aponta Ricardo Góes, sócio da Gaudium, startup de tecnologia dona da Machine, software que permite a criação de aplicativos para mobilidade e logística.

Mirando nos estados da Região Sul do país, Ricardo aponta três opções de transportes alternativos regionais que promovem o crescimento da economia local e saem mais em conta aos consumidores e motoristas.

Confira:

Chofer 46 – Paraná

Com operações iniciadas por um grupo de motoristas em Francisco Beltrão, há quatro anos, o Chofer 46 nasceu na ideia de melhorar as condições de trabalho do segmento. Atualmente com mais de 500 motoristas cadastrados, o app já roda em diversas cidades do estado, como Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Palmas e Pato Branco.

Taxas fixas
Um de seus grandes atrativos é a cobrança de taxa fixa por corrida, o que gera bons ganhos aos motoristas parceiros, se comparado com o modelo de cobrança dos grandes apps de mobilidade.

Bora Floripa – Santa Catarina

Do desejo de criar uma empresa para direcionar parte do lucro a projetos sociais, o ex-caminhoneiro Márcio Fogaça criou o Borá Floripa há dois anos, em Florianópolis. Hoje, o app ajuda a viabilizar a compra de remédios por famílias carentes. Sendo o primeiro aplicativo regional da capital, o Borá Floripa realiza, em média, 6 mil corridas por mês, e atende não só a capital de Santa Catarina, como cidades do entorno.

Projeto social
Tendo como principal objetivo a ação social, Márcio confirma que pretende tirar percentuais fixos do lucro da empresa para destinar a famílias carentes que precisam de remédios, além de fazer parcerias com clínicas de saúde da região. No passado, o executivo e os motoristas parceiros já arrecadaram cerca de R$ 3 mil para ajudar pessoas necessitadas

Rota 77 – Rio Grande do Sul

Diretamente da cidade de Santa Rosa, o Rota 77 deu inícios às suas operações em 2019. Mais tarde, ampliou o seu negócio para o modelo de franquias, e já atendeu mais de 150 mil passageiros.

Com presença em cerca de 28 cidades da Região Sul e dos estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão, com um foco especial no Rio Grande do Sul, o Rota 77 está em Bento Gonçalves, Bagé, Carazinho, Passo Fundo, São Borja, Sananduva, Santo Ângelo, Ijuí e outras localidades.

Modelo de franquia
Com um investimento inicial de R$ 8 mil, o Rota 77 decidiu investir no modelo de negócios de franquia, expandindo a atuação regional da marca por meio de 28 filiais. No ano passado, a empresa atingiu um faturamento de R$ 4 milhões, demonstrando o seu crescimento também no departamento financeiro.