De acordo com dados divulgados pela UVIBRA, entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, um aumento de aproximadamente 11% em comparação com o mesmo período de 2020.

Se antes os brasileiros tinham um certo receio no momento de adquirir produtos nacionais por acreditarem que os produtos internacionais eram superiores, nos últimos tempos essa percepção acabou mudando, graças ao empenho das empresas brasileiras em investirem em qualidade e sofisticação.

Tanto que, de acordo com a pesquisa Top 10 Consumer Trends 2022 da Euromonitor, 28% dos consumidores buscam comprar produtos e serviços locais. Isso fez com que diferentes segmentos brasileiros registrassem alta na procura de seus produtos, como calçados, alimentos e bebidas alcoólicas, como é o caso dos vinhos nacionais.

Segundo os dados divulgados pela União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, um aumento de aproximadamente 11% em comparação com o mesmo período de 2020. “Durante o período da pandemia, muitas lojas especializadas estavam com dificuldade de importar vinhos, então os consumidores acabavam encontrando nas gôndolas dos supermercados vinhos nacionais, e isso acabou abrindo as portas para muitas pessoas que só compravam vinhos importados”, explica André Arruda, CEO da Rio Sol.

O aumento na procura por vinhos nacionais fez aumentar o interesse pelo enoturismo. Sendo assim, vinícolas brasileiras decidiram criar passeios para os consumidores conhecerem um pouco melhor como é a fabricação de seus produtos e explicar melhor o amplo universo dos vinhos. “Aos finais de semana nós criamos um passeio chamado Rota dos Vinhos, onde os consumidores podem vivenciar uma experiência gastronômica completa, além de conhecerem melhor a cultura dos vinhos. Nosso objetivo é mostrar que o Brasil é capaz sim de produzir vinhos de qualidade”, finaliza Arruda.