O chef bento-gonçalvense Vágner Mallmann Paim recebeu, na última segunda-feira, dia 21, o prêmio de Chef Revelação da Serra Gaúcha. O reconhecimento, concedido pela revista Sabores do Sul, tem seus vencedores definidos por votação popular. Ao todo, a 15ª edição da premiação teve mais de 170 mil votos.

Aos 28 anos, ele possui formação como cozinheiro pelo Senac, além de ser graduado em gastronomia pela Feevale e possuir MBA em gestão empresarial  pela FGV. Nos primeiros anos de carreira, o chef fez parte da equipe de um dos restaurantes mais premiados da região: o Valle Rústico.

Inspirado nos chefs Francis Mallmann, Helena Rizzo e Alex Atala, o chef Vágner tenta unir suas três principais referências: “meu pai sempre despertou em mim o interesse pela culinária campeira, minha mãe trouxe para dentro de casa o sabor da cozinha alemã e, como bento-gonçalvense, tenho desde sempre o gosto pelos pratos italianos. Nosso cardápio autoral traz à tona o melhor dos três mundos”, descreve.

Ao lado da esposa, a sommelière Priscila Pena, o chef Vagner é idealizador do restaurante Elã, que funciona desde 2018 em Bento Gonçalves. É ali que ele busca imprimir seu estilo de culinária. O cardápio do restaurante valoriza a combinação de ingredientes nativos e releituras de pratos típicos do Rio Grande do Sul.

É justamente a união entre variedade e qualidade que ajudou o bento-gonçalvense a conquistar os eleitores da premiação. “Esse reconhecimento ajuda a mostrar que estamos no caminho certo. Sinto que estou vivendo a minha melhor fase dos meus 10 anos de profissão. Servir aos clientes os sabores que fazem parte da história de diversas famílias da região é uma responsabilidade e um orgulho enorme”, completa o chef.