O orégano é um tempero clássico da culinária brasileira e é apreciado, sobretudo, em massas – ficou famoso na pizza – molhos, carnes, legumes e carnes.

A origem da palavra orégano é grega e quer dizer “alegria da montanha”. Na Idade Média, inclusive, era utilizado em magias para tratar infecções e dores de ouvido.

A sabedoria dos povos antigos passou de geração em geração e até hoje a erva aromática que enaltece o sabor das receitas, também é ingrediente para chás medicinais, pois fornece vitaminas e substâncias antioxidantes indispensáveis para o organismo.
Mas quais os benefícios do chá de orégano? Fácil de preparar, o tempero fortalece a imunidade, tem ação antifúngica, anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do organismo. Por isso, ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a diminuir sintomas de alergia, gripes e resfriados e é sobre as propriedades da erva aromática que vamos falar no post de hoje.

Rico em nutrientes

O orégano possui uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), componentes antioxidantes, além de substâncias medicinais. Todas essas propriedades contribuem para o fortalecimento de vários sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular.
Outras pessoas apreciam a infusão feita com a erva porque acreditam que ela é emagrecedora. Todavia, é importante destacar que nenhuma planta ou alimento é capaz de fazer os consumidores perderem alguns quilinhos. O que é verdade é que por ser rico em substâncias detox, como o carvacrol, o tempero auxilia no funcionamento do aparelho digestivo.

Leia agora quais os benefícios o chá de orégano

1. Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas A e C, além dos compostos antioxidantes presentes na erva, auxiliam diretamente no sistema de defesa do corpo. Isso contribui com a imunidade.

2. Faz bem para a pele e dos cabelos

É isso mesmo: o orégano é um cosmético natural. Por conter vitamina C e outros agentes antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e é excelente para a saúde da pele e dos cabelos.

3. Ajuda a regular o ciclo menstrual e a aliviar dores de cólicas

O chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias? Essa é uma pergunta frequente feita pelas mulheres. O chá de orégano é benéfico para elas, sobretudo, porque ajuda a regular o ciclo menstrual e também é um remédio natural para alívio das cólicas, justamente por suas propriedades anti-inflamatórias. O carvacrol, sobre o qual já falamos neste texto, também é diurético. Por isso, o chá de orégano ajuda na retenção de líquido e deve ser consumido no período menstrual para diminuir os desconfortos.

4. Problemas respiratórios

Inclusive, o chá de orégano é bom pra tosse, asma, bronquite e outros problemas respiratórios. Por ter ação descongestionante, a erva é um expectorante natural e alivia a tosse, sobretudo porque mantém o pulmão purificado.

5. Combate da infecção urinária

Por sua ação anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana, o orégano auxilia no tratamento de inflamação ou infecção, sobretudo para amenizar sintomas de problemas no aparato urinário.

6. Faz bem para o coração

O cálcio, o ferro, a vitamina K, as fibras e os agentes antioxidantes presentes na erva são indicados para manter a saúde do coração. Se for consumido a longo prazo, a erva aromática pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e auxiliar no processo de circulação sanguínea. Então, podemos dizer que o orégano é bom para o paladar e para o coração!

Preparo

1. Aqueça a água
2. Antes que a agua ferva, acrescente a canela a colher de orégano seco e abaixe o fogo.
3. Tampe a panela e deixe a mistura cozinhar por 10 minutos.
O preparo do chá também é fácil e o ideal é usar as folhas frescas, que conservam melhor os nutrientes da planta. O chá de orégano com canela também é uma boa pedida e costuma agradar os apreciadores de infusões. Use um pau de canela, uma colher de chá de orégano seco ou duas colheres de sopa de orégano fresco.
Fonte: GNDI SUL