Imagem: Divulgação/Crédito Rodrigo De Marco

A reabilitação do Centro Cultural Tuiuty visa abrigar linguagens artísticas das mais diversas, com sala multiuso, quatro salas de oficinas, sala de leitura e acervo, sala de treinamento e subprefeitura, com acessibilidade.

O Centro conta com a exposição “A História e a Arte no Distrito de Tuiuty” realizada pelo Museu do Imigrante, em parceria com as artistas plásticas Eliane Magnani e Eliane Averbuck.

A parte histórica retrata, por textos e fotografias, uma parte da pesquisa ainda em andamento, realizada pela equipe pela instituição, que busca destacar os principais pontos elencados pela comunidade de Tuiuty. Destaca-se como principais elementos: a importância da religiosidade, da união da comunidade através das tradicionais festas e dos caminhos que levam a sede do Distrito.

A exposição é composta por fotografias e texto curatorial com ênfase nas festividades, paisagens culturais, casas históricas, história do prédio, cultura do vinho e a presença da ferrovia no distrito. Bem como mapas com identificação de Tuiuty área urbana e Vale das Antas, cuja comunidades representadas são: Addolorata, São Valentim, Passo Velho, Veríssimo de Matos, São Luiz das Antas, Jaboticaba e Km2.

Já as artistas plásticas Eliane Magnani e Eliane Averbuck apresentam suas obras que retratam paisagens rurais, típicas do imaginário do distrito. São cenas, releituras das características do local, onde cada quadro expressa o cotidiano que manteve a essência da ruralidade, de forma poética.

Serviço
O que: exposição “A História e a Arte no Distrito de Tuiuty”
Quando: até 4 de março
Horário: 8h às 17h
Onde: Centro Cultural Tuiuty – Estrada da Uva e Vinho – Distrito de Tuiuty
Entrada gratuita