A história da cultura e das artes sempre teve um vínculo com os grupos literários onde diversas pessoas promovem um espaço de diálogo entre teorias, conceitos, movimentos que a influencia e se expressa no espírito do tempo e nas mudanças de comportamento e hábitos das gerações. Dessa forma, sempre se faz necessário estar a par e acompanhar o que está surgindo no horizonte das relações humanas e nada mais natural começar a partir de um livro.

É neste cenário que surge o projeto cultural Clube do Livro de Bento Gonçalves que vem desenvolver a importância do debate e da troca de ideias para o fazer literário. O objetivo é realizar 10 encontros, cada um com 1 hora de duração, com temáticas diferentes. Entre elas estão as literaturas LGBTQIAP+, Negra, Indígena, Feminina, Modernista, Brasileira Contemporânea, Gaúcha, Distópica e Clássicos.

Foram adquiridos 100 livros que serão emprestados mensalmente aos integrantes do projeto. Cada participante vai ler uma obra diferente dentro de uma mesma temática, de forma a debater as diferenças e semelhanças de cada obra.

O produtor cultural do Clube do Livro, Robert Melo, reforça sobre a essencialidade da leitura. “A leitura é uma atividade atemporal. Além de desenvolver a capacidade crítica e ampliar o vocabulário, todo bom livro de literatura representa a história de determinado povo. Por isso, a existência de um clube do livro, que prioriza a leitura e o debate, indica que damos valor à nossa cultura”.

As inscrições estão abertas, destinam-se a pessoas a partir de 16 anos de idade e são limitadas. Elas podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/XCrLrQ3ZnAnmde6m6

O projeto “Clube do Livro de Bento Gonçalves” é de autoria da proponente Jamili Patrícia Romano Moreira e tem a produção cultural de Robert Melo. O projeto tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura