Imagem: Quinteto de Metais/Foto por João Pedro Bressan

Nos dias 06 e 07 de outubro, o Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho estará pulsando de alegria com uma programação repleta de atividades artísticas para celebrar o seu 22º aniversário. Haverá exposições, sessão de cinema, apresentação musical, feira, oficina e shows.

“A programação da comemoração dos 22 anos do Centro de Cultura foi organizada para exaltar a importância e a diversidade deste local onde a criatividade e a expressão artística florescem. Desta forma, convidamos toda comunidade da cidade, para juntos comemorarmos o pertencimento deste espaço,” destaca Maysa Stedile, diretora do Centro de Cultura Ordovás.

Inaugurado em 09 de outubro de 2001, ocupando parte do centenário prédio da antiga cantina Luiz Antunes & Cia, o espaço é formado pela Sala de Cinema Ulysses Geremia, Galeria de Arte e Sala de Exposições, duas Salas de Dança, Zarabatana Café, salão de eventos, Acervo Municipal de Artes Plásticas, Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto e um pequeno memorial dedicado à Cantina Antunes. Ainda abriga as Unidades Artísticas de Cinema e Vídeo, Arte e Cultura Popular, Música, Dança, e Artes Visuais, além da Cia. Municipal de Dança, Escola Preparatória de Dança e Coro Municipal.

Programação

06/10

Visita Guiada de Abertura da exposição “O Silêncio da Alma” de Jane Santos
Atividade para público em geral e com intérprete de LIBRAS.
Hora: 18h30min
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Sobre: A exposição apresenta o recorte de quatorze obras desenvolvidas na técnica de óleo sobre tela, onde a delicadeza da alma feminina é retratada na sua solitude. Representar as mulheres e o silêncio, que nem sempre é sinônimo de solidão, mas muitas vezes traz em si esse sentimento. Retratadas em diferentes situações aqui, algumas dessas mulheres, também silenciosas, tomam formas dinâmicas, vivas, muitas vezes gritantes.

“Simpatia para algumas coisas acontecer”
Abertura com mediação experimental da exposição “Simpatia para alguma coisa acontecer” de Ana Paula Bertoldi, com curadoria de Daniele Alana + Dj Set.
Atividade para público em geral e com intérprete de LIBRAS.
Hora: 19h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Sobre: Neste dia será realizado um ato complementar na exposição, a ação contará com docinhos e salgadinhos de festa espalhados pela galeria, evocando um ritual de celebração a partir de memórias da infância. A intenção com esses alimentos é explorar a conexão entre palavras e comida, inserindo letras carimbadas nos doces, palavras nas empadas e desse modo os espectadores serão convidados a mastigar as palavras, desvendar significados íntimos e coletivos associados a celebrações, simpatias, lembranças e comportamento.

Sessão de Cinema, filme: Passagens
Hora: 19h30min
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia
Apresentação Musical “Cartografia da Música Brasileira”
Hora: 21h
Local: palco do Zarabatana
Sobre: O projeto teve início no ano de 2017, a partir do desejo de dois percussionistas de aliarem estudos da cultura popular, musicalidade e experimentação musical, aproximando os tambores tradicionais brasileiros junto de instrumentos de palco/orquestra (Vibrafone, bateria). Para além da ideia de tocar as canções tradicionais, o projeto nasceu, também, como oficinas para jovens de escolas municipais na região da serra gaúcha. Em 2023 o grupo prepara um show com novas nuances e elementos extras. Um concerto didático, dialógico e participativo com o público, uma experiência mais ampla de música e performance.

Dia 07/10

Encontro de arte-educação: “Outras simpatias: como amarrar um educador” com Ana Paula Bertoldi
Atividade da exposição “Simpatia para alguma coisa acontecer” de Ana Bulhufas
Hora: 9h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Público: Educadores e interessados em Artes Visuais*
Encontro com o Arte na Escola – Pólo UCS
Atividade presencial e gratuita
Sobre: Essa atividade tem como intuito abordar as narrativas que orbitam o universo das simpatias, explorando como expressão cultural, tendo como abordagem a sensibilidade e multidisciplinaridade das questões. A proposta prevê contextualização da narrativa poética da artista e suas simpatias, realização de uma visita guiada à exposição de arte, incentivando a observar detalhes, símbolos e contextos presentes nas obras, promovendo uma discussão em grupo para compartilhar as impressões e a interpretação dos educadores.

Feira Le Marché Chic
Hora: 13h
Local: Largo do Centro de Cultura Ordovás
Sobre: O LE MARCHÉ CHIC é um festival de artesãos, designers e pequenos produtores, que têm seus projetos autorais criados manualmente e em pequena escala, é um mix de feira de arte, moda e design autoral, em itens diversos como moda, jóias e acessórios, sapatos, bolsas, casa e bem-estar.
Em caso de chuva, a feira não acontecerá.

Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP)
Hora: 14h
Local: Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP)
Sobre: Criado em 07 de maio de 2004 através do decreto nº 11.774, para substituir a antiga Pinacoteca Aldo Locatelli (1975), o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) tem como objetivo conservar a produção artística da cidade ao longo da história. O acervo possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local e nacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da Arte Contemporânea. Localizado no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A Visita Guiada é conduzida pelos servidores municipais responsáveis, o historiador Felipe da Silva Vitória e a curadora e coordenadora da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho.
Formato presencial e gratuita com vagas limitadas

Show com Gabriel Zuccoloto
Hora: 14h15min
Sobre: Apresentação musical formada por composições instrumentais autorais, executadas em piano e acordeon. A performance possui um viés simples e minimalista, com o piano digital (ou teclado), o acordeon e o músico.

Oficina: O que cabe nas lembranças?
Hora: 14h30min
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Público: Livre
Inscrições até dia 06 de outubro, via UAV DIGITAL (sites.google.com/view/uavdigital)
Atividade presencial, gratuita, com vagas limitadas
Sobre: A oficina é um espaço dedicado à exploração criativa e à expressão pessoal, situado na intersecção entre a palavra dita, lembranças inventadas e memórias imaginadas. Os participantes serão incentivados a refletir sobre suas memórias pessoais, sejam elas reais, fictícias ou uma mistura de ambas. A partir dessas reflexões, serão convidados a criar diferentes narrativas que possam enriquecer seus processos criativos, dando vida a novas histórias a partir de fragmentos de lembranças e objetos.

Show Tita e Rafa para Crianças
Hora: 15h30min
Sobre: A seleção de músicas traz clássicos infantis, rodas cantadas e MPB da melhor qualidade, além de composições autorais do álbum NossossoN.
Apresentação Musical do Quinteto de Metais BMCM
Hora: 16h45min
Sobre: Para este evento o Quinteto de Metais BMCM traz uma releitura musical dos trabalhos realizado por fanfarras ao redor do mundo, com influências das tradicionais second lines americanas, e também ritmos latinos e brasileiros como Joe Avery’s Blues, Bourbon Street Parade, Fiesta de Negritos, Moliendo Café, Bogotá, Lucro. Músicos: nos trompetes, David Moraes e Gabriel de Fraga; no trombone, Anderson Lima; no eufônio, Fábio Gomes; na tuba, Antonio Filho; na percussão, Rafael Ramos e Tais Teixeira.

Dj Naomi Lu
Hora: 18h
Sobre: Naomi Lu é uma mulher trans e multiartista. Atualmente reside em Caxias do Sul e trabalha em casas noturnas como DJ. A proposta do projeto que é centrada em suas experiências como artista, pessoa transfeminina e indivíduo constituído no interior, que há cerca de um ano transita e destaca-se em uma cena noturna e urbana, visa promover uma transversalidade artística multimídia.

Apresentação Musical do Grupo Samba Show
Hora: 19h
Sobre: O Grupo Samba Show de Caxias do Sul, apresenta a alegria do samba e a magia do Carnaval. Formado por músicos e ritmistas de várias escolas de samba de Caxias do Sul, o grupo interpreta em seu show clássicos do gênero, desde os sambas que marcaram época e permanecem no imaginário do brasileiro, até releituras de músicas populares. É certeza de festa com muita alegria.

Sessão de Cinema, filme: Passagens
Hora: 19h30min
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia

Visitação exposição “Estandartes Profanos” de Juventino Dal Bó
Data: do dia 04 ao dia 08 de outubro.
Hora: terça a sexta, das 9h às 22h; final de semana, das 16h às 22h.
Local: Centro de Cultura Ordovás

Em caso de chuva, as atrações musicais acontecerão no palco do Zarabatana Café.