O ator irlandês Michael Gambon morreu aos 82 anos. Muito conhecido por interpretar o personagem Dumbledore na franquia de filmes Harry Potter, o artista estava com 82 anos e a morte foi confirmada por meio de um comunicado no nome da mulher e do filho dele.

“Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com a mulher, Anne, e o filho, Fergus, ao lado dele, após uma crise de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento doloroso e agradecemos pelas mensagens de apoio e amor”, diz a nota oficial.

Biografia
Depois de se integrar ao Teatro Nacional Real, sob a Diretoria Artística do Laurence Olivier, Gambon conseguiu vários papéis escritos por Alan Ayckbourn. Sua carreira deslanchou em 1980 quando atuou na peça A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht, numa produção do dramaturgo inglês John Dexter. Desde então Gambon apresentou-se regularmente no Teatro Nacional Real e no Royal Shakespeare Company, em papéis que incluem Rei Lear, Otelo, Macbeth e Coriolano. Foi descrito por Ralph Richardson como “O Grande Gambon” e considerado uma das maiores celebridades teatrais britânicas. Por suas atuações recebeu em 1998, da Rainha Elizabeth II, o título de “Sir”.

Em 2002 foi escolhido como o sucessor de Richard Harris no papel de Dumbledore, o diretor da escola de Hogwarts, na série cinematográfica Harry Potter. O então sucessor de Richard, Ian McKellen, recusou o papel porque Richard havia o criticado anos antes.