Para além de reforçar os casacos e as cobertas nesse inverno, nada é mais reconfortante do que uma xícara de bebida quente. A cozinheira Heloisa Barcellar, do Na Cozinha da Helô, ensina uma versão cremosa do chocolate quente.

O segredo da receita está justamente na escolha do ingrediente principal. O tipo escolhido (se amargo, meio amargo ou ao leite) e a proporção podem definir a necessidade de adoçar ou não. Neste caso, o indicado é o chocolate 40%.

A cozinheira e escritora Heloisa Bacellar, também inclui no preparo o creme de leite fresco, a baunilha e um toque de canela. Ela sugere ainda um tempo de descanso na geladeira para encorpar a bebida.

CHOCOLATE QUENTE FRANCÊS CLÁSSICO

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 8 horas e 30 minutos

Ingredientes

1 litro de leite
1 xícara de creme de leite fresco
1 pedaço de 3 cm de canela em pau
1 colher (sopa) de essência natural de baunilha ou 1 fava de baunilha cortada ao meio e raspada
400 g de chocolate meio amargo
Raspas de chocolate para finalizar

Preparo

-Numa panela grande, coloque o leite, o creme de leite, a canela, a baunilha e aqueça
-Coloque o chocolate numa tigela e reserve
Retire do fogo logo que ferver, despeje sobre o chocolate e misture até derreter (a impressão será a de um chocolate quente bem ralo e claro, mas tudo muda depois do repouso)
-Espere esfriar, cubra e deixe descansar na geladeira por umas 8 horas, ou por até 2 dias para o chocolate quente encorpar

Na hora de servir, aqueça, deixe ferver por alguns minutos, passe para uma leiteira ou diretamente paras xícaras (se quiser, finalize com raspas de chocolate).

Fonte: Folha de São Paulo