Imagem: Divulgação/Pedro Festa

Mais um ponto de Bento Gonçalves ganha o colorido da Cultura Urbana. Desde segunda-feira (22), o viaduto da Rua General Gomes Carneiro está recebendo o graffiti de Bernardo Silva Duarte. A ação faz parte do projeto Memórias do Rolê, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, e que traz ainda site colaborativo e lançamento de livro com previsão para o segundo semestre.

Benardo já pintou em mais de 15 bairros em Bento Gonçalves e fora do município, pintou em mais de 10 cidades. O graffiti traz a identidade visual do projeto o qual vai ser feita uma fotografia para o livro.

“O objetivo que tenho no meu trabalho é sempre mostrar bastante técnica. Quando a pessoa olha para dentro da letra vai ver a técnica do degradê, do recorte, do traço, do contorno, luz e sombra dentro da letra. Para esse trabalho tive a inspiração no estilo piece style e também tem uma inspiração em outros artistas nacionais e internacionais”, destaca.

Projeto Memórias do Rolê

Instigar a comunidade a compartilhar as vivências do universo Hip Hop de Bento Gonçalves é um dos objetivos do projeto. O site colaborativo Memórias do Rolê foi lançado na segunda-feira (22), e vai receber relatos, imagens e aventuras de quem fez e faz a cena na cidade. Cada pessoa que, devidamente cadastrada, escrever suas memórias, terá um perfil, criando uma rede social pontual que, a partir destas conexões, se torna uma espécie de Museu Online do Hip Hop em Bento Gonçalves.

O proponente Pedro Ramon Festa, juntamente com a museóloga Luiza Ambrosi, escolherá 40 dessas memórias. Elas então passarão a ser referências para um livro. O processo de escrita terá o acompanhamento da historiadora Cristine Tedesco.