Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Com a proximidade da Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar entre os meses de novembro e dezembro uma antiga paixão dos amantes de grandes competições volta a fazer o coração bater mais forte, estamos falando dos amados álbuns de figurinhas.

No Brasil o hábito de colecionar figurinhas vem desde o início dos anos 1900. Anos depois os álbuns em caixas de balas e chicletes ganharam muita fama, principalmente entre o público infantil.

Com o crescimento das empresas que fabricavam os álbuns, a história de colecionar apenas por diversão e esporadicamente agora estava tomando outras dimensões. No nicho esportivo, a cada competição que estivesse prestes a começar a grande dúvida era quando o álbum de figurinhas seria lançado.

Sobretudo as publicações dos álbuns referentes a Copa do Mundo sempre tiveram um público extremamente fiel. Não raro é possível encontrar colecionadores com cinco, seis, sete álbuns completos sobre o maior evento futebolístico do planeta.

Colecionador de álbuns do gênero, o jornalista Cristiano Lemos falou sobre essa paixão que é esperar, comprar e tentar completar os álbuns:

“Pra quem gosta do álbum de figurinhas, essa espera é como se fosse o pontapé inicial da Copa do Mundo. Quando ele chega nas bancas, ai tu vê a novidade da capa, consegue folhear ele. Esse momento do álbum é como se fosse a largada, agora a Copa começou de fato. Depois tem todo o movimento de ir a banca, fazer a compra, abrir o pacotinho se torna um momento bastante especial. É algo muito legal abrir poder ter essa oportunidade de colecionar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo”

Sua coleção de sete álbuns completos, desde a Copa do Mundo de 1994, continua tendo um lugar especial tanto em casa como na memória:

“Eu comecei a bastante tempo com isso, são pelo menos seis ou sete álbuns que eu guardo completos com bastante carinho, quero passar isso para os meus filhos também. Vai passando de pai pra filho, de geração pra geração. Não tem muita idade pra quem gosta do álbum da Copa do Mundo. É uma paixão muito especial, algo muito interessante”, explica ele.

E claro, ele não poderia deixar de falar sobre sua expectativa para o álbum da Copa desse ano:

“A expectativa desse ano é tentar terminar o álbum antes da final. O legal é sempre terminar ele antes do dia da final. A expectativa é sempre lá em cima, eu já estou com ele em mãos. Ele está muito bonito, as figurinhas são muito bacanas e tomara que a gente consiga escrever o nome do Brasil no dia da final, como campeão”, disse.

LANÇAMENTO DO ÁLBUM DA COPA DO MUNDO 2022

O álbum oficial da Copa do Mundo Fifa 2022 foi lançado oficialmente no dia 15 de agosto. Para aqueles que se juntarão a Cristiano Lemos na busca de completar o álbum, serão necessários cerca 134 pacotinhos, cada um contendo cinco figurinhas cada. O valor dos pacotinhos está sendo vendo ao preço de R$ 4,00.