Imagem: Jose Martim Estefanon/Divulgação

As atividades do Projeto Gesta- Cultura em crescimento, que irá implementar diversas ações para potencializar e dinamizar a cena cultural da Zona Norte de Bento e seus diversos agentes envolvidos, iniciaram nesta semana, na Praça CEU de Bento Gonçalves.

A ação é financiada pela Secretaria de Estado da Cultura/SEDAC/RS, por meio do Pró-Cultura/RS, em parceria com o RS Criativo, através do Edital Territórios Criativos e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Ártemis História Arte e Cultura, Dom Quixote Livraria, Nest Support e Respira Produção Cultural.

Com o projeto será realizado o mapeamento dos trabalhadores da cultura da Zona Norte. Além da execução de oficinas de produção cultural, empreendedorismo cultural, residência artística e produção de um evento resultante destas ações articuladas.

O proponente do projeto Rogério Rodrigues comenta sobre as expectativas da capacitação.“Dado o grupo de pessoas que o projeto está incluindo, as expectativas são as melhores possíveis. Temos pessoas da área da comunicação, da cultural tradicionalista, do graffiti, do teatro, da música. A ideia com isso é proporcionar para que essas pessoas consigam lidar com editais e com a produção de eventos. Que eles saiam daqui  melhores formados, mais aptos a captar recursos e produzir eventos, além de fomentar a cultura na criação de novos espaços, novos ramos da área”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares ressaltou sobre a iniciativa de promover a continuidade da cultura. “O projeto só vai somar ao cenário de Bento Gonçalves e região. A gente sabe o quanto um projeto cultural pode ser transformador numa cidade, e isso reflete na economia, na saúde e na segurança. E com o Gesta todos saem ganhando, pois vai ser dada continuidade, além de saber lidar com as questões burocráticas dos editais. Com certeza é uma formação global e de grande valia para a comunidade”.

O projeto que aprovou R$200.000,00 em recursos do estado, prevê ações de formação para produtores culturais e trabalhadores da cultura da Zona Norte de Bento Gonçalves.