Imagem: Zé Henrique/Crédito Franciele Oliveira

O projeto do Instituto de Leitura Quindim de Caxias do Sul terá contação de histórias com a temática da celebração do feriado. A festa, com entrada gratuita, acontece neste sábado (18), às 16h.

A programação de Carnaval do Instituto de Leitura Quindim terá o Conta Quindim, com
contações de histórias que remetem à festividade brasileira em sessão gratuita, para todas as faixas etárias. O artista e curador do projeto, José Henrique Alves é o responsável por atividade que acontece nesse sábado (18), às 16h.

As histórias escolhidas para o Conta Quindim de fevereiro, surgiram como um sussurro ao
pé do ouvido e trazem temas como a saudade, a inocência e a ingenuidade, o bobo e a mentira; temas que embalam as festividades do Carnaval. São eles: “A Viagem da Saudade”, de Jonas Ribeiro, “Os Piolhos da Princesa”, de Rosinha, “João Bobo”, de Ana Maria Machado e “Mentira”, conto popular norueguês narrado por Neil Philip.

“Contar histórias que estão frescas na memória e visualizar o sorriso do público que a
escuta é um dos privilégios de quem se dedica a essa arte milenar. Vamos transformar a
biblioteca em uma grande festa de histórias populares. Estão todos convidados!”, afirma Zé
Henrique.

O Projeto Conta Quindim tem por objetivo aproximar as famílias que frequentam a biblioteca do Instituto com o contador de histórias, essa figura ancestral, presente no imaginário de inúmeras gerações. A atividade permite o aumento no repertório de crianças e adultos, sobre as histórias que estão guardadas nos livros que ficam nas estantes da biblioteca esperando para serem abertos pelo leitor.

De modo geral, a contação de histórias contribui no desenvolvimento da criança trazendo
elementos que estimulam o imaginário e ajudam na fixação da narrativa. É um momento que estabelece laços entre as pessoas e cria uma cumplicidade e confiança entre a criança e o adulto. Contar uma história é um convite para compartilhar uma aventura estimulando diferentes olhares, gerações e experiências.

Zé Henrique, como é conhecido o curador do projeto, se tornou um En(cantador de histórias) por um convite da vida. Formado em Artes Visuais, José caminha entre o teatro, a literatura e o cinema. É um leitor que encontra poesia nas leituras e busca no acervo pessoal as memórias que o auxiliam a encontrar as vozes para cada história.

Programe-se:
Conta Quindim, com o artista José Henrique Alves
Data: 18/02/2022
Horário: 16h
Local: Instituto de Leitura Quindim (Sinimbu, 1670, 6º andar – Pátio Eberle, Caxias do Sul/RS).
Ingressos: Gratuito