Os produtos coloniais serão o grande destaque da 49ª Festa do Figo, nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Linha Brasil, no interior de Nova Petrópolis. Em meio à grande variedade de produtos artesanais fornecidos pelas agroindústrias, o público encontrará delícias produzidos com a fruta que dá nome ao evento, como geleias, doces, sucos e as tradicionais cucas, que neste ano serão assadas na hora.

“O cultivo do figo é uma atividade muito tradicional entre as famílias de agricultores da nossa região, bem como os produtos que podem ser preparados com essa fruta. São esses sabores diferenciados que queremos oferecer aos visitantes da Festa do Figo”, afirma o presidente da Sociedade Linha Brasil, Celso Seefeld.

Além de uma série de produtos fabricados com figo, os visitantes do evento poderão comprar itens da linha colonial como pães, biscoitos, embutidos de carne, queijos, mel, sucos, licores, chás e conservas.

Pela primeira vez, as cucas serão assadas na hora, com fornos instalados nas dependências da Festa do Figo. Além do recheio com a fruta principal do evento, o público encontrará grande diversidade de sabores para suas compras.

E para quem deseja produzir os seus próprios pratos à base de figo, a festa contará com a tradicional venda da fruta in natura, diretamente dos pomares da região, durante os dois dias de programação.

A Festa do Figo é realizada anualmente, de forma alternada, pelas comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe. A 49ª edição é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha.