A rainha Margrethe II da Dinamarca anunciou, no dia 31 de dezembro, que abdicará de seu cargo no início de 2024 após um reinado que durou mais de cinco décadas. Margrethe entregará o trono a seu filho, o príncipe herdeiro Frederik, de 55 anos.

Frederik Andre Henrik Christian nasceu em 26 de maio de 1968 em Copenhagen, filho da rainha Margrethe e do príncipe Henrik da Dinamarca, falecido em 2018. Além de príncipe herdeiro, Frederik também é Conde de Monpezat e já é o regente oficial quando a rainha está fora do país.

Imagem: Príncipe Frederik, herdeiro do trono, ao lado da esposa, Mary Elizabeth, e da rainha Margarethe II — Foto: Reprodução

Ele é casado com a princesa Mary Elizabeth Donaldson desde 2004. A cerimônia real aconteceu na Catedral de Copenhague, e as festividades de casamento foram realizadas no Palácio de Fredensborg. O casal tem quatro filhos: Christian, Isabella, Vincent e Josphine.

Estudos e carreira
Inicialmente, o príncipe recebeu uma educação privada no Palácio de Amalienborg, depois estudou na Normandia e voltou para sua terra natal para concluir a educação secundária. Graduou-se na Universidade de Aarhus e fez mestrado na Universidade Harvard, ambos em ciências políticas.

Frederik serviu nas Nações Unidas e nas Forças Armadas Dinamarquesa. Entre seus trabalhos, destaca-se sua participação no Comitê Olímpico Internacional, do qual é membro eleito desde 2009.

Ele também é o idealizador de uma instituição filantrópica que leva o seu nome e dá assistência financeira para estudantes de ciências política e social na Dinamarca. A língua materna do príncipe herdeiro é o dinamarquês. Além disso, Frederik fala francês, inglês e alemão.

Pensão real
Ao completar 18 anos, o seu filho primogênito Christian, que agora é o primeiro na linha de sucessão do trono dinamarquês, se afastou de eventos reais para focar em seus estudos. Além disso, abriu mão da pensão real disponibilizada a partir da fase adulta da vida.

“A principal prioridade do príncipe Christian nos próximos anos está em completar seus estudos universitários. Dessa forma, foi acordado com o Ministério de Estado, com o apoio do Parlamento da Dinamarca, que a pensão anual só será procurada quando o príncipe completar 21 anos ou caso ocorra alguma mudança no trono […] Até lá, o príncipe Christian só participará de eventos oficiais de forma restrita”, disse o comunicado em junho deste ano.

Nos comentários, seguidores da realeza apoiaram a decisão de príncipe Christian e deixaram comentários de incentivo.

Fonte: CNN Brasil