Imagem: Divulgação/Adriana Sabadini

No último sábado, dia 28 de outubro, o município de Vista Alegre do Prata (RS) foi palco da La Prima Sfida del Talian (O Primeiro Desafio do Talian). O evento foi parte integrante do projeto Cucagna Scola de Talian – Fase II e atraiu uma participação expressiva, reunindo aproximadamente 300 pessoas, incluindo estudantes, monitores do curso de língua Talian do projeto Cucagna Scola de Talian, bem como membros da comunidade regional interessados no idioma.

A competição contou com a presença de representantes de 14 municípios gaúchos que mantêm núcleos da Cucagna Scola de Talian, tais como Barão, Casca, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guaporé, Montauri, Nova Bassano, Nova Prata, Pinto Bandeira, Sananduva, Serafina Corrêa, União da Serra e Vista Alegre do Prata. Além desses, houve a participação espontânea de representantes de outros 11 municípios.

Os competidores dos diferentes núcleos municipais enfrentaram desafios em jogos tradicionais, incluindo a Mora, Quatrilho, Bisca, Tiro ao alvo com pedradas e Tiro ao alvo a bodoque, entre outros. As atividades aconteceram no Parque do CTG Rancho Alegre.

“O Primeiro Desafio do Talian reuniu pessoas de diferentes idades e comunidades. Oportunizou aos participantes da Cucagna Scola de Talian mostrarem o resultado do aprendizado nos encontros e nas aulas que tiveram neste ano. A diversão e a alegria são elementos muito eficientes e poderosos para a transmissão de saberes e, assim, os resultados são maiores e mais duradouros”, diz o presidente da Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e professor de Talian, Juvenal Dal Castel.

Para ele, que acompanhou o evento no sábado, “a grande participação dos vários núcleos que vieram de cidades distantes, demonstrou o quanto o Talian é a língua do afeto e da identidade da nossa gente. Aos poucos vamos percebendo o quanto grande é o espaço a ser conquistado na mente e no coração da nossa gente. Já não é mais aquela brasa que arde sob as cinzas, o Talian virou uma chama que se renova a cada evento que é realizado”, enfatiza o presidente da ASSODITA.

Durante a noite do sábado, os espectadores puderam desfrutar de apresentações culturais em Talian durante o Filò Talian. Além disso, o evento marcou o lançamento do livro “La scàtola secreta dela Nona Lùssia” (A caixa secreta da nona Lúcia), da escritora vista-alegrense Valdete Gusberti Cortelini.

Projeto Cucagna Scola de Talian

A Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), está à frente do projeto Cucagna Scola de Talian. Esse projeto, criado com o intuito de preservar e disseminar a Língua Talian, incorporada ao Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e oficialmente reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo Ministério da Cultura/IPHAN em novembro de 2014, tem se destacado como uma iniciativa importante.

O financiamento para o projeto provém da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), proporcionado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC), com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina – COOPERLATE.

A Cucagna Scola de Talian oferece ensino da língua Talian através de aulas online e em centros presenciais localizados em diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no Paraná. Na modalidade online, o curso abrange Talian I, II, III e IV Conversação, proporcionando uma experiência abrangente aos interessados em aprender e preservar esse importante patrimônio linguístico brasileiro.