Imagem: Arte Giovani Urio/Divulgação

A serra gaúcha receberá a primeira edição do Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram). Com o tema O Livro Está na Mesa: o Papel da Literatura em Momentos de Transformação, o FiliGram será realizado de 2 a 11 de setembro no Lago Joaquina Rita Bier.

Durante 10 dias, estão previstas mais de 150 atividades gratuitas envolvendo mesas de debates, painéis, saraus, sessões de autógrafos, slams, teatro de rua, teatro de bonecos, teatro infantil, cinema e shows, contação de histórias, exposições, performances, oficinas, meditação, além de intervenções surpresa. Algumas ações do Festival, denominadas FiliGram Nights, acontecerão em espaços gastronômicos da cidade, como pubs e restaurantes.

Dentre os mais de 100 participantes, estarão presentes escritores, slammers, ilustradores, tradutores, artistas de teatro, música e dança, professores, editores e críticos. Estão confirmados nomes importantes comoJeferson Tenório, Paulo Scott, Natália Borges Polesso, Clara Corleone, Aline Bei, Zeca Baleiro, Kiusam de Oliveira, Pedro Pacífico, Yuri Al’Hanati, além da sul-africanaFuthi Ntshinguila, a mexicana Lola Ancira, o britânico Michael Bhaskar, os portugueses Afonso Cruz e Celia Sousa. O vocalista do Teatro Mágico, Fernando Anitelli fará uma apresentação poético-musical.

A programação do FiliGram possui uma curadoria coletiva dividida em cinco eixos temáticos que abordam temas centrais da literatura contemporânea: Polaroid Brasil – sobre diversidade, sustentabilidade e futuros possíveis; Mercatto – vai debater o mercado editorial e seus meios de produção e circulação; Orgânico – será pautado pelo engajamento digital de autores e leitores; Campi – envolverá a academia, teoria, alegria, com apresentações musicais e teatrais;Digiteen – vai explorar o universo lúdico, de imagens e linguagens dos adolescentes, com HQs, games e educação.

O corpo curatorial é formado pela Universidade Aberta do Brasil, Coletivo Sankofa, Literatura RS, Studio Patinhas, pelo escritor Eduardo Krause, pela jornalista Patrícia Viale e coordenadores do FiliGram.

As pré-inscrições para oficinas e workshops de escrita, poesia, marketing editorial e arte-reciclagem estão abertas e podem ser efetuadas via formulários. A programação completa já está disponível no site do festival.