Neste dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais e o Dia Nacional de Adotar um Animal. A data foi escolhida pois também é o dia oficial de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza.

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Apenas em 2019, o país movimentou R$ 34,4 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil. As informações são de que cerca de 140 milhões de pets, entre cães, gatos e outras espécies estejam sendo criados nos lares brasileiros, a maioria oriunda de adoção.

De acordo com o levantamento, do Radar Pet, mais de 37 milhões de domicílios no Brasil contam com algum pet. Os cães são mais de 54 milhões e quase 30 milhões de gatos, das mais variadas raças. Ou seja, em território brasileiro, existem aproximadamente de 84 milhões de animais de companhia. O Brasil só perde para os Estados Unidos que conta com mais de 135 milhões de pets.

Adotar um pet possibilita oferecer ao animal cuidados que ele talvez nunca tenha recebido ainda na vida, como abrigo, alimentação adequada, acompanhamento veterinário e, principalmente, muito carinho e amor. O custo com os cuidados com o pet precisa ser levado em consideração pelo tutor na hora que decidir adotá-lo. Uma alimentação completa e balanceada faz toda a diferença na vida dos cães e gatos. O direito de viver dignamente, sem dor e sofrimento, por estar abandonado, começa quando o animal encontra um tutor responsável.