Imagem e Conteúdo: Sementes da Retomada

O Museu Julio de Castilhos de Porto Alegre celebra o Abril Indígena, apresentando nos dias 25 de abril e 02 de maio, às 19h, sua 1ª Mostra de Cinema Indígena, na Sala Multimeios do Museu.

Em 120 anos de história, o Museu Julio vem guardando e expondo para o público centenas de artefatos indígenas, como os artefatos líticos dos primeiros caçadores coletores que chegaram ao estado há pelo menos 12 mil anos e arte sacra de artesãos guarani das reduções dos Sete Povos. Também constam no acervo arcos, adereços do RS e de outros estados, cestos e cerâmicas dos mais diversos tamanhos e usos, que representam a diversidade dos povos originários dessas terras, do passado e do presente.

A instituição traz o olhar e o protagonismo de indígenas na exposição permanente “Memória e Resistência”. Um exemplo é a curadoria em conjunto com mulheres indígenas do Instituto Kaingang na atual fase da exposição intitulada “Eg Rá: Nossas Marcas”, que apresenta arte contemporânea e usa os grafismos tradicionais desse povo.

Com esse objetivo e em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, o MJC está promovendo sessões de cinema no auditório do Museu Julio, exibindo filmes que as abordam histórias e expressões culturais dos povos indígenas do RS, sempre buscando conversar com o acervo etnológico da instituição e os objetos que, expostos, ajudam a contar a importância dos povos indígenas na história do país.

Serviço

25/04 – 19h – Sementes da Retomada (dir. Marcelo Curia | 2021 | 52 min)

O documentário musical “Sementes da Retomada” apresenta a união entre o Coral Araí Ovy e o Conjunto Musical La Digna Rabia na produção de um EP. O diálogo intercultural entre as diferentes sonoridades resgata o patrimônio cultural guarani em sintonia com a mestiçagem sonora que marca a cena musical atual

02/05 – 19h – Tava: A Casa de Pedra (dir. Ariel Ortega | 2012 | 78 min)

Interpretação mítico-religiosa dos Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina

Local: Museu Julio de Caxias, Rua Duque de Caxias, 1205/1231