Imagem: Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos

No último sábado (1), foi realizado o filó cultural no Ponto de Cultura Vale dos
Vinhedos, ao lado da Igreja do Vinho, em comemoração aos 3 anos da instituição no espaço. O evento foi embalado com muita música, através do coral de cantorias italianas, tendo como maestro o gaiteiro Samuel Pedrotti, além de um cardápio típico: polenta com molho, sopa de capeletti, doces típicos italianos, vinho, suco e espumante. Somado a isso, também houve o descerramento da placa em memória as principais iniciativas e parceiros do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos durante esse período.

A data contou com a presença da imprensa local, moradores das comunidades do Vale dos Vinhedos, demais convidados e também a ASBG – Associação dos Surdos de Bento Gonçalves, para os quais também foi promovido uma exibição de cinema. Na ocasião, Sandro Giordani aproveitou para se despedir da Coordenação do Ponto de Cultura, posto que representou durante os últimos 3 anos, visto que agora assume o cargo de Conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e comentou sobre o trabalho já realizado:

“Os últimos 3 anos foram os mais importantes e relevantes, seja para o Circolo Trentino bem como para a comunidade local, saber que constituímos um espaço de memória e saberes relevante para a continuidade da nossa história é emocionante”.

A atual coordenadoria ficará sob a responsabilidade de Marcelo Galvagni, presidente do Circolo Trentino de Bento Gonçalves e Julia Pasquali. A comemoração contou com o apoio do Circolo Trentino de Bento Gonçalves, a associação italiana Trentini nel Mondo, APROVALE, Rede RS Pontos de Cultura e poder público municipal.

Sobre o Ponto de Cultura:
O Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos é um espaço cultural que visa promover atividades voltadas para a cultura italiana, como dressa, vime, histórias e saberes da imigração, oficinas gastronômicas, cantoria italiana, conversação em italiano, estudo de documentos e dados dos princípios da imigração, entre outras. Tais oficinas são realizadas com recursos do Circolo Trentino e associados, do apoio do poder público municipal através dos editais do Fundo Municipal de Cultura, além de parcerias com entidades italianas e demais associações parceiras.

Hoje o espaço conta com relevante acervo com listas de imigrantes e da imigração local, uma biblioteca de mais de 2 mil livros para consultas e pesquisas, além de uma sala de exposições com objetos que fizeram parte do dia a dia do imigrante italiano. Atualmente, a visitação ao Ponto de Cultura é realizada através de agendamento, demais informações e interesse em se associar também podem ser adquiridas pelas redes sociais do Circolo Trentino de Bento Gonçalves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.

O Circolo Trentino congrega dezenas de associados que contribuem para a manutenção do espaço e atividades culturais, sendo que várias são gratuitas e algumas exclusivas para associados.