No decorrer do último final de semana, uma padaria situada em Barueri, interior de São Paulo, tornou-se motivo de controvérsia nas redes sociais, após um cliente compartilhar vídeos no antigo Twitter (X) evidenciando sua expulsão do estabelecimento por utilizar um notebook enquanto consumia produtos no local.

Na primeira postagem, o usuário @cicianjo compartilhou um vídeo no qual mostra um homem, identificado como Silvio Mazzafioria, proprietário do Empório Bethaville, apontando para o computador sobre a mesa e uma pequena placa, questionando se a pessoa que está gravando ‘não sabe ler’. Ele chega a dar um tapa no celular do cliente, que está demonstrando que está consumindo no local. Após a abordagem, o homem acabou perseguindo e ameaçando o cliente fora do estabelecimento.

Conforme afirmado por Carolina Vesentini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os proprietários de estabelecimentos têm o direito de proibir o uso de eletrônicos, desde que isso seja previamente informado aos consumidores.

“Se a informação estiver nitidamente disponível para todos os clientes, ele estará consciente e terá a opção de decidir por permanecer ou sair do recinto, mas deve aderir às normas estabelecidas do local”, afirma.

Esta não parece ter sido a primeira vez que algo semelhante aconteceu na padaria. Comentários de clientes podem ser encontrados em sites como Reclame Aqui, Tripadvisor e nas avaliações do Google.

Em um deles, publicado em outubro de 2020, uma cliente contou que visitou o estabelecimento para tomar café e almoçar com um colega de trabalho, mas foi abordada por deixar o computador em cima da mesa. “Fui abordada pelo segurança e pelo proprietário que em voz alta e de forma intimidadora gritava para que eu saísse do estabelecimento”, diz na reclamação, acrescentando que se sentiu constrangida.

Outra reclamação, datada de abril de 2023, fala sobre a abordagem do gerente e proibição no uso do laptop para checar e-mails. “A alegação foi de que pessoas vão à padaria para trabalhar e não consomem nada. Péssima gestão. Perdeu em uma semana o cliente”, declara.

A equipe da padaria respondeu a essa reclamação dizendo que houve ‘inúmeros problemas’ relacionados ao uso de computadores no estabelecimento. “A recorrência desse tipo de situação foi alta e por isso nos sentimos obrigados a proibir a utilização do espaço para trabalho”, diz a réplica.