A Capital Nacional do Pêssego de Mesa realiza, no próximo domingo, dia 12 de março, a partir das 10h, “A maior uvada artesanal do mundo”. O evento inédito tem como objetivo confeccionar uma tonelada de doce de uva na praça central de Pinto Bandeira, conquistando um espaço no livro Guinness World Records.

O evento integrará 40 duplas de agricultores, que com seus “tachos de cobre”, “méscolas” e a alegria contagiante, mostrarão ao público visitante a arte de uma tradição secular, praticada pelos antigos imigrantes italianos. Na tradição, ao final de cada safra de uva, os imigrantes reuniam-se em torno de seus “tachos” e, após longas horas de trabalho, eram seduzidos pelo sabor de uma uvada.

De acordo com o prefeito, a festa foi aprovada na Câmara de Vereadores e, hoje, faz parte do calendário oficial do município. “Cada comunidade irá contribuir com 40 tachos de 25 kg de uva, possivelmente teremos 40 casais envolvidos na confecção do doce. Será retirado grão em grão, feito primeiro o cozimento, depois o peneiramento e o cozimento final. Isso leva das sete da manhã até aproximadamente às 13h. A abertura vai ser às 10h, mas a uvada será comercializada a partir das 14h. A estrutura será montada no estacionamento ao lado da igreja”, detalha.

Dentro da programação, pães serão assados em fornos colocados na rua lateral da praça, onde as agroindústrias estarão comercializando seus produtos. Além disso, uma tenda da prefeitura será montada, onde o prefeito, que estará vestido à caráter, cozinhará polenta, batata e outros alimentos feitos em fogão à lenha para as famílias que estarão na confecção da uvada.

Serviço
Evento: A maior uvada artesanal do mundo
Data: 12 de março, domingo
Horário: 10h
Local: Praça Central de Pinto Bandeira