De acordo com pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios ao trabalhador da Edenred Brasil, 85% dos consumidores que fazem refeições fora de casa estão mais conscientes sobre sua saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável após a pandemia de Covid-19. Quando questionados se esperam ofertas mais saudáveis dos restaurantes, 88% disseram que sim, enquanto 12% não têm essa expectativa.

“A pandemia resultou em diversas mudanças no comportamento dos consumidores e é importante que os estabelecimentos estejam atentos às novas necessidades de seus clientes. Nosso objetivo é fornecer aos nossos públicos informações estratégicas para que possam aprimorar cada vez mais o seu atendimento”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.

Ainda segundo a pesquisa, 51% dos respondentes consideram como “alimentos saudáveis” os produtos frescos, 33% valorizam a clareza das informações nutricionais no rótulo, 30% consideram saudáveis os alimentos que contêm mais salada na composição e 9% responderam comidas veganas e vegetarianas.

A perspectiva dos estabelecimentos

O levantamento realizado pela Ticket também ouviu restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de refeições prontas sobre a busca dos clientes por alimentação saudável e como esses locais têm atuado para atendê-los. Os resultados revelaram que, embora haja aumento na procura por esse tipo de refeição, alguns estabelecimentos ainda veem barreiras para elevar a oferta de comida saudável.

Cerca de 39% dos comerciantes disseram que houve um aumento nas vendas de refeições saudáveis. Ainda, sobre a demanda por porções menores, 20% revelaram que houve acréscimo na procura deste tipo de refeição; e sobre o interesse em detalhes da composição dos alimentos, também 20% notaram aumento na busca por tais informações. “O comportamento do consumidor sofreu diversas mudanças durante a pandemia, e a preferência culinária seguiu essa tendência. Aos estabelecimentos, cabe observar as demandas dos consumidores e repensar sua estratégia para tentar atender às novas necessidades de seus clientes”, diz Gomes.

Sobre as possíveis dificuldades de oferecer refeições saudáveis em seus estabelecimentos, 51% dos comerciantes concordam que o preparo desse tipo de alimento demanda mais tempo; 30% afirmam que as refeições equilibradas não são tão saborosas quanto as opções menos saudáveis; 71% concordam que preparar refeições saudáveis é mais caro; e 49% afirmam que o preparo é mais difícil.

“Apesar dos empecilhos apresentados por parte dos participantes da pesquisa, quando perguntamos se nos últimos anos eles mudaram seus hábitos e fornecedores visando o preparo de alimentos mais saudáveis, 68% disseram que sim. Ou seja, vemos um movimento nesse sentido, que tende a crescer consideravelmente nos próximos anos”, finaliza o Diretor-Geral da Ticket.

Sobre a Ticket
Pioneira na criação do benefício de alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, saúde, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455 mil comerciantes credenciados.

Fonte: Ticket.com.br