O site oficial do lendário ex-beatle Paul McCartney informou que o baixo desaparecido do músico foi encontrado após 52 anos. O instrumento, que foi utilizado nas gravações de Twist and Shout e Love Me Do dos Beatles, foi roubado em 1972. Sua fabricação é datada de 1961.

Fãs de McCartney chegaram a realizar uma ação na internet, intitulada The Lost Bass Project (O Projeto do Baixo Perdido) para encontrar o lendário Höfner 500/1 que Macca adquiriu em uma loja na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Na época, o cantor pagou US$ 37 pela relíquia.

Após o lançamento do projeto Lost Bass no ano passado, o baixo Höfner 500/1 de 1961 do Paul, que foi roubado em 1972, foi devolvido. O instrumento foi autenticado pela Höfner e Paul está incrivelmente grato a todos os envolvidos” via Daily Mail.

O instrumento em questão foi  usado por Paul em grandes sucessos como “Twist And Shout”, “Love Me Do” e o tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road, era considerado o seu favorito, como descreve o projeto Lost Bass.

Ruaidhri Guest e Paul McCartney com o baixo Höfner 500/1 (Fotos: via Daily Mail)

O jovem estudante de cinema, Ruaidhri Guest, publicou em sua rede social que ganhou o baixo como parte de uma herança e que, supostamente, teria sido de Paul McCartney. A equipe do artista logo verificou e autenticou o instrumento para ser devolvido ao artista e anunciou:

“Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, diz a mensagem divulgada pelo The Lost Bass Project. Paul está extremamente grato a todos os envolvidos”.

Fonte: Rolling Stone Brasil