Foto/Divulgação/Instagram

O caxiense Wilckson Bitencourt sempre teve a pretensão de empreender. Começou a trabalhar aos 11 anos e não teve qualquer tipo de facilitador para abrir um negócio, mas, o desejo sempre foi maior do que a dificuldade. Em 2015 abriu seu primeiro negócio, junto a um amigo e colega de trabalho, após trabalhar por mais de 7 anos em uma indústria metalúrgica de Caxias do Sul. O negócio acabou não dando certo, mas mesmo assim não desistiu do objetivo. No mesmo ano, juntamente a alguns amigos, iniciou no ramo de Marketing Digital.

Ainda atuando na agência de marketing, surgiu a inspiração para a criação da doceria Urso Brownie quando Wilckson assistiu a uma entrevista do carioca Luiz Quinderé (o “Luiz do Brownie”) na TV, que apresentava o Brownie do Luiz como um case de sucesso. O produto lhe pareceu interessante e a ideia permaneceu em sua cabeça, até que teve a oportunidade de viajar ao Rio de Janeiro a passeio e comprou o produto.

Ao experimentar entendeu que, por ter apreciado e ainda não ter visto nada igual, havia mercado para o brownie em Caxias do Sul. Ao retornar para Caxias buscou pela receita, fez o primeiro brownie e deu para um amigo experimentar, que aprovou o sabor e cremosidade daquilo que, na época, era uma novidade. Will apresentou aos amigos da agência a intenção de vender brownie, mas que naquele primeiro momento não consideraram a ideia.

A falta de incentivo não o desmotivou, mas sim o contrário, entendendo que era difícil comprar a ideia apresentada de forma superficial. Então o jovem caxiense, na época com 25 anos, começou a fazer estudos sobre o produto. Pesquisou por outros cases semelhantes e encontrou o Brownie do Rapha, de Juiz de Fora, que trabalhava com brownie em pote. Com os estudos aprofundados, os amigos da agência compraram a ideia. Para iniciar, precisavam de um confeiteiro para a produção dos doces e, por sorte, esta era a profissão do irmão de um dos rapazes. A ideia foi apresentada a ele, que na época trabalhava em uma confeitaria. Os quatro largaram seus até então atuais empregos e começaram a fazer brownie de pote.

O nome foi pensado de forma estratégica ao ser feito um estudo para focar principalmente nos públicos feminino e infantil. O urso é uma figura que remete aos dois públicos, quando se pensa em criança, e quando se pensa em um presente de dia dos namorados, por exemplo. De imediato foi pensado em ter um mascote, que poucas marcas têm e é relevante ter como figura de divulgação.

Foi produzido um lote do produto para ser vendido a preço de custo com o intuito de ser feita uma pesquisa de satisfação, e o resultado foi altamente positivo. A partir dessa validação, uma sala foi alugada para a produção do produto, um empréstimo foi feito para compra de insumo e equipamentos e foi montada uma estratégia de marketing. Bitencourt então desenvolveu logotipo, identidade visual de redes sociais, e, a Urso Brownie foi uma das primeiras empresas da região a utilizar a estratégia de influenciadores, trabalhando com pessoas conhecidas nas redes sociais para postarem uma foto do produto no mesmo dia e horário, e assim foi feita uma estratégia de ação em massa.

Dessa forma aconteceu o lançamento da marca e, no dia seguinte, haviam diversas mensagens de pessoas que queriam comprar o produto e até algumas pedindo como funcionava a franquia, pois o planejamento bem feito levou muitas pessoas a acharem que aquela, que era uma ideia iniciada do zero, na verdade seria uma franquia abrindo na cidade.

Com esse segundo passo com resultados positivos, os quatro rapazes se organizaram de forma em que dois faziam a produção e os outros dois faziam a parte comercial e marketing. Nesta época, não havia loja física e o produto era entregue aos compradores. Em três meses já haviam sido citados como case de sucesso, ficando conhecidos muito rápido por estarem trazendo um produto diferente e de qualidade.

Várias estratégias de marketing foram feitas para tornar a marca conhecida com rapidez, dentre elas a participação em eventos para estreitar relacionamento. O negócio cresceu, um entregador foi contratado e a possibilidade de crescimento foi tomando corpo. Em um dado momento, foi necessário expandir e uma consultoria empresarial foi contratada. A ela foi apresentado o projeto, a empresa se interessou e fez uma proposta para virar sócia e expandir o negócio. Com este apoio, em abril de 2017 foi inaugurada a primeira loja física. O primeiro mês foi um estouro de faturamento e a marca foi ficando cada vez mais conhecida, onde se iniciou a estruturação de um plano de expansão que continua em andamento para aumentar o número de lojas. No ano seguinte foi aberta a franqueadora Urso Brownie Franchising.

A marca é consolidada em Caxias, tendo ganhado 3 prêmios de melhor doceria da cidade. O principal diferencial do Urso Brownie é a venda não de um doce, mas de uma experiência, especialmente hoje, quando falamos em produto Instagramável. Além de ser um produto bom, é bonito e gera desejo, curiosidade e satisfação. O ambiente também é um diferencial, estando a loja matriz em um prédio que possui uma arquitetura diferenciada, com decoração criativa, contando com estacionamento e área externa, localizado no Centro na cidade, porém, num ponto tranquilo que permite uma experiência agradável.

Pela Urso Brownie, Wilckson foi agraciado em 2017 com o segundo lugar no prêmio Jovem Talento Empreendedor, e no ano seguinte com o primeiro lugar. Hoje a marca conta com loja em Bento Gonçalves, São Leopoldo (Delivery) além, é claro, da matriz em Caxias do Sul, onde tudo começou, e há projeção de abertura de novas lojas de franquia.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.