Imagem: UCS Orquestra/Divulgação

A Serra Gaúcha marcará presença em um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 12º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas entre os dias 15 e 26 de janeiro. O espetáculo de abertura da edição será apresentado pela UCS Orquestra com a montagem “Bossa Nova no RS”.

O concerto tem início às 20h30, no Guarany. Três artistas da Serra Gaúcha estão entre os selecionados para os cursos de aperfeiçoamento. João Pedro de Almeida, de Farroupilha, João Carlos Marquizeli Junior, de Flores da Cunha, e Vitor Hugo Rodrigues Manzke, de Caxias do Sul, juntam-se aos cerca de 400 alunos, de várias partes do País e até do exterior, que receberam bolsas para se especializar com professores renomados, de diferentes partes do mundo.

Almeida terá aulas com o contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Eder Kinappe, e com o professor da Escola de Música do Estado de São Paulo Pedro Gadelha,  ambos do Brasil. No canto lírico, Marquizeli terá aulas com a japonesa Eiko Senda, cantora premiada em concursos internacionais, e o brasileiro mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flávio Leite. Já na turma do choro, Manzke terá aula de percussão com o professor gaúcho Guilherme Sanches, experiente artista em festivais gaúchos.

Com direção artística do maestro Evandro Matté, os estudantes passam por uma audição, no primeiro dia do Festival, e também poderão ser selecionados para participar de práticas de Orquestra e de Banda Sinfônica, e realizar apresentações em diferentes espaços de Pelotas. Ao todo, são 46 professores, de 13 nacionalidades, cujos currículos podem ser conferidos no site www.sesc-rs.com.br/festival,  que participam do eixo Pedagógico do evento para as aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho).

Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o concerto final, nesta edição, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica.

A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival, onde, a partir do dia 09 de janeiro, poderão ser retirados gratuitamente os ingressos para os espetáculos no Theatro Guarany, local em que também será possível retirar a entrada presencialmente, entre os dias 09 e 12/01 para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19/01 para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 09h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir adquirir os ingressos com antecedência, poderá tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.

12º Festival Internacional Sesc de Música
O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais
Data: De 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas
Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade.

Programação completa: No site www.sesc-rs.com.br/festival
*Sujeita a alterações