Imagem: Crédito Marcelo Pedroso / Divulgação

Após quatro décadas dedicadas à apicultura, não surpreende que as abelhas tenham servido de inspiração para que Ana Lúcia Schmidt se aventurasse pelo universo da literatura infantil. A porto-alegrense, que hoje mantém apiários em Caxias do Sul e Bom Jesus, na Serra Gaúcha, lança nesta semana “O Desfile das Abelhinhas”. Ilustrado por Gio e Doug, dupla que já publicou seu traço em 19 obras infantis e juvenis, o livro será autografado no Instituto de Leitura Quindim, neste sábado, dia 12 de agosto, às 15h. O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Pensado para crianças em fase de alfabetização, dos 5 aos 8 anos, o livro é protagonizado por Belinha, uma abelha listrada que vive com suas amigas em um bosque repleto de flores. Além de brincarem de escorregar nas pétalas e sugar o néctar de canudinho, elas repetem um divertido ritual a cada início de primavera: um desfile de moda com trajes feitos a partir dos grãos coloridos de pólen. A história, segundo Ana Lúcia, foi inspirada em suas filhas, Débora e Heloísa, que são estilistas.

“Como a maioria dos apicultores, sou apaixonada por esses insetos e, sempre que possível, tento transmitir essa paixão para as pessoas. Um dia, explicando para minha filha Heloísa como as abelhas coletam o pólen, ela comentou que as patas ‘pareciam pantufinhas’. Isto me levou a pensar numa história em que as abelhas criassem seus trajes com o pólen. Já a escolha pela primavera remete à minha infância, quando a escola do meu bairro promovia um ‘Desfile da Primavera’”, conta a autora.

Com mais de 1,5 mil espécies vivendo no Brasil, segundo dados da Embrapa, as abelhas ajudam na polinização de milhares de espécies de plantas, contribuindo para o equilíbrio ecológico. Conforme a apicultora, elas também podem ser associadas aos valores da amizade e da colaboração, um aprendizado indispensável para a infância. “É impossível falar das abelhas sem pensar em colaboração. A maioria delas vive em relação social harmônica, onde cada indivíduo tem seu papel e a união garante a sobrevivência. Nós, seres humanos, também colaboramos quando temos objetivos em comum. A questão ambiental, atualmente, exige reflexão e atitude de todos. Quem sabe as abelhas possam nos auxiliar”, reflete Ana Lúcia.

História multiplataforma
No livro, Belinha e suas amigas foram ilustradas por Gio e Doug, em aquarela sobre papel, caneta nanquim e lápis aquarelável. Todas as imagens foram criadas manualmente para depois serem fotografadas e tratadas digitalmente. “Quando a Ana nos procurou para o projeto, a gente ficou encantado com o amor dela pelas abelhas. E nós também temos uma relação afetiva com esses bichinhos. Aqui em casa temos muitas abelhas-mirins, sem ferrão, que convivem por aqui desde a infância da minha mãe. Para as ilustrações, antes de criar a estética dos personagens, teve todo um trabalho de pesquisa. Começamos a estudar as abelhas para conhecer mais sobre sua anatomia e como produzem o mel”, revelam os artistas.

Além da sessão de autógrafos, o lançamento também terá contação de história com a atriz Cassi Boff, que dá vida a uma Belinha estilizada que vai interagir com a criançada. O figurino, composto por saia, colete e asinhas em preto e amarelo, é assinado pela estilista Eliana Zardo. Na ocasião, também será apresentado um aparelho lúdico inspirado nas ilustrações do livro e no trabalho dos apicultores. São quatro casinhas coloridas, enfeitadas de flores e vegetais, nas quais as crianças experimentam com dedoches o processo de polinização. A instalação artística, criada por Gio e Doug, conta com mediação do ator Gabriel Zeni de Oliveira.

Por fim, a história de Ana Lúcia também ficará disponível na versão livro animado, trabalho de Arthur Bovo que poderá ser conferido no canal do YouTube “O Desfile das Abelhinhas”. Depois do lançamento no Instituto Quindim, o projeto circulará com contação de histórias em 10 escolas públicas de Caxias do Sul, além de outras quatro sessões de autógrafos em locais a serem divulgados nas próximas semanas.

Ana Lúcia Schmidt
Ana Lúcia Schmidt não tem asas como as abelhas, mas voa através da imaginação. Graduada em Comunicação Social e com trabalhos desenvolvidos na área de produção cultural, dedica-se à apicultura em tempo integral. Da tradução de vídeos técnicos à exposições temáticas e atividades educativas, ainda busca por novas formas de mostrar ao público o fascinante universo das abelhas.

Serviço
:: O que: lançamento do livro “O Desfile das Abelhinhas” (Ed. da Autora, 2023, 40 p.), de Ana Lúcia Schmidt, ilustrado por Gio e Doug.
:: Quando: 12 de agosto, sábado, às 15h.
:: Onde: Instituto de Leitura Quindim (Rua Sinimbu, nº 1670, 6º andar Ed. Abramo Eberle), em Caxias do Sul.
:: Quanto: livro à venda por R$ 40; depois, poderá ser adquirido na livraria Do Arco da Velha, pelo mesmo valor.

Ficha técnica
:: Título: “O Desfile das Abelhinhas”
:: Escrito por: Ana Lúcia Schmidt
:: Capa, ilustrações e desenho gráfico: Gio e Doug
:: Atriz: Cassiane Dal Sotto Boff
:: Mediador artístico: Gabriel Zeni de Oliveira
:: Produção do cenário/aparelho lúdico: Gio e Doug
:: Figurinista: Eliana Zardo
:: Editor de vídeo: Arthur Bovo
:: Narração: Gio Mazzochi
:: Revisão de texto: Ana Maria Cardoso
:: Contabilista: Juarez Luis Barazetti
:: Produtor executivo: João Geraldo Chaves Silveira