A nova Super-Terra descoberta pelo TESS, da NASA, fica a 137 anos-luz de distância daqui.

O TESS, Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da NASA descobriu uma nova Super-Terra, que poderia ser habitável e ter água, dizem os astrônomos.

A pesquisa, publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, revela que ela está orbitando uma estrela anã vermelha a 137 anos-luz de distância do nosso planeta.

A nova Super-Terra foi chamada de TOI-715b. A órbita é mais estreita e leva apenas 19 dias para completar uma viagem ao redor de estrela anã.

Representação artística da superfície da nova Super-Terra orbitando uma estrela anã vermelha, como a que a NASA descobriu agora. - Foto: ESO/M. KornmesserRepresentação artística da superfície da nova Super-Terra orbitando uma estrela anã vermelha, como a que a NASA descobriu agora. – Foto: ESO/M. Kornmesser

Como é o novo planeta

O planeta, do tamanho da Terra, fica em uma zona habitável conservadora, um termo que identifica planetas que podem ter água líquida.

A estrela TOI-715 é um pouco mais velha que o nosso Sol, com cerca de 6,6 bilhões de anos e, segundo os pesquisadores, apresenta um “baixo grau de atividade magnética” e ausência de brilho.

A chamada ‘zona habitável conservadora’ identifica uma região em torno de uma estrela onde um planeta recebe tanta insolação solar quanto a Terra.

Outras formas de vida

Mais do que descobrir um novo planeta, parecido com a Terra, os especialistas da NASA vão além da possibilidade achar um lugar habitável no universo, além do nosso planeta.

Os astrônomos dizem que a descoberta alimenta a possibilidade de encontrar outras formas de vida na nova Super-Terra. Imaginou?

Agora ela será examinada pelo JWST (Telescópio Espacial James Webb) que poderá dar novos pareceres. Vamos aguardar as novidades.

Fonte: Universe Today

Leia também: Esfera azul flutuante’ é registrada por sonda da NASA em Marte