Especialistas, entretanto, esfriam os ânimos mais exaltados

A sonda Perseverance, da Nasa (agência espacial dos EUA), registrou na quarta-feira (17/1) uma imagem que deixou muita gente intrigada: uma “esfera azul flutuando”. A cena real remete ao romance de ficção científica dos anos 1950 “The Martian Chronicles”, de Ray Bradbury, que fala de espécies encontradas no Planeta Vermelho — entre elas, um grupo de orbes (esferas) azuis flutuantes.

Os registros da Perseverance, que chegou a Marte em 2021, costumam levantar dúvidas sobre alguns “achados” no planeta. Formas intrigantes levam ufólogos e adeptos de teorias da conspiração a questionar sobre a ocupação de Marte. Mas, até agora, tudo não passa de ilusão de óptica, e, no caso, de rochas e poeira.

A esfera azulada flutuando saiu do lugar-comum. Uma imagem dela foi capturada às 14h48m (horário de Marte) pela Câmera de Navegação Direita da sonda. A Nasa, como de costume, não se manifestou após a imagem viralizar.

Especialistas, entretanto, manifestaram-se após ser procurados pelo “Metro”, esfriando os ânimos dos mais empolgados.

“É quase certamente um reflexo interno dentro da câmera”, disse o professor Grant Kennedy, da Universidade de Warwick (Inglaterra). “O Sol está em algum lugar na frente da sonda (acima e um pouco à esquerda), então é provável que a luz esteja brilhando diretamente sobre ou dentro da lente”, explicou ele.

“Certamente parece um reflexo interno na câmera, especificamente um artefato de difração, que resultaria no arco-íris de cores que vemos aqui”, concordou Greg Brown, astrônomo do Observatório Real de Greenwich (Inglaterra).