Imagem: Divulgação/Crédito Sammy Roos (Myarts)

O artista gaúcho Rodrigo Soltton embarca para uma turnê de lançamento do projeto “Elton John Tributo” em Portugal. Braga foi a cidade europeia escolhida pelo artista para estrear o projeto, show que acontece nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro. Faro, Lisboa, Cascais e Oeiras estão entre as cidades que o cantor fará apresentações. No retorno ao Brasil, o cantor deve apresentar o espetáculo por todo o país.

Rodrigo Soltton tem uma vasta carreira na música. Segundo ele, um dos momentos altos dos seus shows é justamente quando canta as canções de Elton John, um dos principais artistas que o inspiraram na sua trajetória com o piano. E foi daí que surgiu a inspiração para o projeto, que Rodrigo define como homenagem, pois não se considera um simples tributo de Elton. “Não temos a pretensão de apresentar apenas um show cover. Queremos transmitir as características deste grande ícone que é o Elton, mas ao mesmo tempo, nos preocupamos em trazer a essência do Rodrigo Soltton”, comenta o produtor artístico Sammy Klein Roos.

Rodrigo Soltton
Rodrigo Soltton é músico e compositor gaúcho. Natural de Novo Hamburgo e atualmente radicado em Bento Gonçalves, desde criança demonstrava seu interesse pela música. Seu primeiro instrumento musical foi um cavaquinho presenteado por seu avô. Aos oito anos iniciou aulas de violão; aos onze, entrou para o Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo (Canarinhos), conservatório onde permaneceu por oito anos estudando Piano e como complemento, flauta, violino, cello, teoria musical, história da música, harmonia funcional, contraponto, composição, regência, canto coral, música de câmara, teclado e técnica vocal. Participou durante esse tempo do Coral dos Canarinhos de Novo Hamburgo.

Ao longo de sua trajetória, acompanhou como tecladista e produtor musical diversos cantores do estado. Como artista solo, onde se apresenta com seu belíssimo Piano transparente iluminado – marca própria do artista – já se apresentou em quase todos os estados brasileiros e também no Paraguai, Uruguai, Itália e África do Sul. Na sua discografia possui quatro CDS e um DVD.

Rodrigo Soltton também compôs trilhas sonoras belíssimas como a Ópera do Vinho e a trilha sonora da Arvore da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, considerada a maior do mundo.

Em 2020, teve a alegria de participar do Projeto Emoções em Alto Mar como Roberto Carlos, em um Transatlântico fazendo diversos shows durante uma semana a bordo do MSC Fantasia. Em 2022, recebue a Medalha Oscar Bertholdo, maior honraria oferecida pela Câmara De Vereadores de Bento Gonçalves por seu trabalho em prol da arte e cultura. No início de 2023, retornou ao Cruzeiro Emoções de Roberto Carlos. Desta vez, Luanda em Angola na Africa do Sul também foi palco de shows do projeto.

Durante a Pandemia, o artista foi o responsável pela criação do “Música à Domicílio”, um projeto belíssimo que rodou o país levando um espetáculo apresentado por ele e seu piano único (projetado por ele mesmo) em cima de um caminhão.