Imagem: Museu do Imigrante/Divulgação

O patrimônio é vivenciado dia a dia. Seja de forma material ou imaterial, ele exerce, entre outras, uma função de identificação no espaço e no tempo da humanidade. São características de povos e de construções que traçam a evolução de suas origens e de seus costumes e hábitos, em diálogo com o contemporâneo. Neste horizonte, tem-se uma pluralidade de temas e assuntos que precisam estar na agenda das comunidades de forma permanente. O patrimônio é indissociável do ser humano e precisa ser preservado e contínuo para as próximas gerações.

E o Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019). No entanto, as comemorações podem se estender durante o mês de agosto. Neste ano, traz como tema “Cultura e Cidadania”, visando reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso Estado.

Assim, o Museu do Imigrante organizou uma série de atividades em parceria com diferentes pessoas/instituições de Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

Conforme a museóloga Deise Formolo “o objetivo principal é fortalecer o papel de articulação do Museu do Imigrante em diferentes eixos, bem como na proteção e valorização dos patrimônios materiais e imateriais locais, com foco nas diferentes identidades locais, sejam elas relacionadas as culturas imigrantes, negras e migrantes”.

Entre os momentos de diálogo tem o de aproximação do Museu com debates contemporâneos através da reunião com Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e Movimento Raízes para que seja iniciado um trabalho de pesquisa para representação das culturas negras no Museu do Imigrante.

O coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, destaca a oportunidade de diálogo. “Numa consonância de equidade e trato com todas as culturas presentes. Levei a sugestão para o Conselho de Povos Matriz Africana para que pudéssemos compor a pauta essa parceria de fazer acoleta de materiais para poder encaminhar um espaço sobre a Cultura Negra no Museu do Imigrante. Esse encontro é justamente para ter uma discussão e quiçá consolidar efetivamente o que envolve uma nova diagramação do Museu de abrigar referências sobre a Cultura Negra”.

A preservação dos saberes e fazeres da cultura italiana também estarão presentes, com a presença de praticantes do artesanato tradicional em vime e dressa e roda de conversa com a escritora Giorgia Miazzo, no dia 12 de agosto.

Além disso, o debate sobre a pluralidade de identidades regionais será reforçado com o aceite da fotógrafa Franciele de Almeida Oliveira, de Caxias do Sul, em trazer a Bento Gonçalves um recorte expográfico do projeto Movi, saberes e fazeres migrantes, com curadoria de Sabrina Moreira e Tatieli Sperry, cuja vernissage acontecerá exatamente no dia 17 de agosto, Dia Estadual do Patrimônio.

Confira atividades que a equipe do Museu do Imigrante preparou para o mês de agosto dentro das comemorações do Dia Estadual do Patrimônio:

Data: 10 de agosto de 2023

Atividade: COMPAHC e Museu do Imigrante: Patrimônio Cultural em debate
Pessoas/grupos/instituições envolvidas: Museu do Imigrante, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves RS e Associação Amigos Museu do Imigrante.
Local: Museu do Imigrante, 9h30
Descrição: Encontro com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves para alinhamento de ações para a valorização dos patrimônios culturais de locais.
Público-alvo: Conselheiros e Conselheiras do COMPAHC
Participação via agendamento pelo telefone: (54) 3771- 4230

Data: 12 de agosto de 2023
Atividade: Patrimônio imateriais das culturas italianas e Encontro cultural com a escritora Giorgia Miazzo
Pessoas/grupos/instituições envolvidas: Museu do Imigrante, Circolo Trentino, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e Associação Amigos Museu do Imigrante.
Local: Museu do Imigrante, 15h – 17h
Breve descrição da atividade: Presença de praticantes dos artesanatos tradicionais em vime e dressa e roda de conversa com a escritora Giorgia Miazzo para divulgação de sua pesquisa.
Evento gratuito e aberto ao público em geral

Data: 16 de agosto de 2023
Atividade: Por falar em representatividade: narrativas expográficas do MUSIBG
Pessoas/grupos/instituições envolvidas: Museu do imigrante, Movimento Raízes e Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves e Associação Amigos Museu do Imigrante.
Local: Museu do Imigrante, 19h
Breve descrição da atividade: Roda de conversa com o Movimento Raízes e CMPTMA no Museu do Imigrante com o objetivo de criar ações de aproximação e futuras revisões expográficas da instituição.
Público – alvo: Conselheiros e Conselheiras do CMPTMA e Movimento Raízes
Participação via agendamento pelo telefone: (54) 3771- 4230

Data: 17 de agosto de 2023
Atividade: Vernissage da exposição – Movi, saberes e fazeres migrantes
Local: Museu do Imigrante, 19h
Pessoas/grupos/instituições envolvidas: Exposição organizada por Franciele de Almeida Oliveira, dentro das ações do projeto Movi, financiado via pró-cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul, acolhido como itinerância pelo Museu do Imigrante. O projeto conta com a curadoria de Sabrina Moreira e Tatieli Sperry.
Breve descrição da atividade: Exposição com apresentação de recortes do projeto Movi que teve o objetivo de problematizar as representações migrantes em Caxias do Sul, especialmente das culturas Senegalesas. O projeto conta com a curadoria de Sabrina Moreira e Tatieli Sperry.
Evento gratuito e aberto ao público em geral

Data: 18 de agosto de 2023
Atividade: Viva Museu!
Pessoas/grupos/instituições envolvidas: Museu do Imigrante, Associação Amigos Museu do Imigrante, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e Circolo Trentino.
Breve descrição da atividade: Noite com visitação estendida e atrações musicais no Museu do Imigrante.
Local: Museu do Imigrante, a partir das 19h – 22h
Evento gratuito e aberto ao público em geral