Imagem: Maria Clara Panizzon Mosna/Divulgação

A fotógrafa e artista visual Maria Klart lança “Letra de Vento”, seu primeiro livro de prosa poética nesta quarta-feira (11), às 18h, no Espaço 1 da 39ª Feira do Livro de Caxias. Contemplada com o edital Financiarte 01/2022, a publicação um conjunto de poesias inspirado pela era moderna da poesia brasileira e com um toque existencialista. Além da sessão de autógrafos, às 19h ela participa do bate-papo chamado “O processo de criação do livro de prosa poética ‘Letra de Vento'” com a autora, o convidado Daniel Debona e mediação de Flor Nieto na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.

Maria Klart é formada em Fotografia pela Faculdade da Serra Gaúcha e em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente cursa Pós-Graduação na área de Marketing e Comunicação Digital no INEX (Instituto Nacional de Extensão). Em seu livro de estreia ela reúne “uma multidão de pensamentos” que acabam derivando para sua escrita poética. Com “Letra de Vento” ela quer compartilhar, interrogar e inquietar. Quer também desafiar seus leitores para que assumam um “eu lírico” para experimentar as suas próprias histórias inconstantes.

Destinado ao público juvenil e adulto, o livro também tem ilustrações em preto e branco que dialogam com as poesias através de uma escala de cinza e de formas abstratas. Com sua arte abstrata digital, que em suas formas contém seu próprio significado, propõe um diálogo com a escrita, num jogo entre o texto e a imagem.

O projeto do livro “Letra de Vento” foi contemplado no Edital Financiarte 01/2022 da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul. A produção cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.

Imagem: Ilustração Cetra de Vento/Arte Maria Clara Panizzon Mosna

Sobre a autora:
Maria Klart surge como fotógrafa e artista visual tecendo perfeitamente seu próprio reino sinestésico que abrange o espectro o abraço da natureza à tapeçaria dos sonhos. Para ela, a arte é a própria ponte que liga o etéreo e o intuitivo. Fascinada por texturas, matizes e a ausência destas, alimenta seu desejo de recalibrar as perspectivas, evocando a contemplação não apenas do amor e da cognição, mas também do delicado propósito subjacente à própria existência. Orgulhosa aluna da turma de 2020, formou-se em Fotografia pela FSG (Faculdade da Serra Gaúcha). Suas atividades a cadêmicas se estenderam ainda mais quando ela mergulhou no mundo das Artes Visuais de 2014 a 2017 na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Comprometida com o ethos da aprendizagem contínua, encontra-se neste momento a realizar um percurso pós-graduado na área do Marketing e Comunicação Digital no INEX (Instituto Nacional de Extensão).

Imagem: Capa do Livro Letra de Vento