O Grupo Cultural Órbita Literária realiza nesta segunda-feira (12), encontro sobre a temática ” Literatura Indígena na Escola – Uma Abordagem Anticolonial”. A atividade, aberta e gratuita tem a curadoria de Mônica Chissini e receberá a painelista Suelen Villanova a partir das 20h, na Livraria do Arco da Velha de Caxias do Sul.

Neste Órbita Literária, a proposta é uma nova travessia da curadoria de Literatura Indígena, tematizada a partir de itinerários de leitura e docência, com a painelista Suelen Villanova. O painel propõe uma conversa sobre Literatura Indígena, contemplando algumas das produções de autores indígenas brasileiros, de modo a fomentar o reconhecimento de que “a literatura indígena cumpre o papel de retomada, de preservação cultural e de fortalecimento das cosmovisões étnicas”, como aponta Eliane Potiguara.

A crescente produção literária de autores e coletivos advindos dos povos indígenas do Brasil vem assegurando o acesso e a fruição de textos de caráter político e estético, que tanto disputam com narrativas oficiais coloniais quanto promovem encontros com saberes e outros modos de ver, narrar e viver (n)o mundo.

A Literatura Indígena amplia as possibilidades de conhecimento das cosmovisões originárias, que habitam e constituem o Brasil, mas qual é a circularidade que ela tem em nossa sociedade? Como percebemos sua presença nos espaços culturais e educacionais? É buscando dialogar sobre a importância da abordagem das expressões indígenas nos diferentes espaços, sobretudo no espaço escolar não-indígena, que convidamos à partilha de experiências de (fomento à) leitura e conhecimento da literatura e arte indígenas no Brasil.

Sobre os painelistas:

Mônica de Souza Chissini é docente da área de Letras do IFRS – Campus Farroupilha. Doutoranda em Letras (UFRGS), em Estudos de Literatura, na linha de pesquisa Pós-colonialismo e Identidades. Mestra em Educação e Licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Pesquisa a partir dos temas da interculturalidade, políticas afirmativas e literatura indígena contemporânea.

Suelen Villanova é formada em Letras pela PUCRS, mestre em Letras, na área de Pós-colonialismo e identidades, pela UFRGS. É professora da rede pública estadual e faz parte do grupo de pesquisa Letras e Vozes dos Lugares (UFRGS).  Tem interesse pela literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena.

SERVIÇO – Órbita Literária 395
Painel:  Literatura Indígena na Escola – Uma Abordagem Anticolonial
Painelista: Suelen Villanova
Curadoria: Literatura Indígena
Curadora: Mônica Chissini
Dia: 12 de junho de 2023, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha