Imagem: Hard Blues Trio é uma das bandas que se apresentará no evento/Crédito: Daniela Xu/Divulgação

O verão da Serra Gaúcha será de Blues em 2023. Flores da Cunha (RS) será palco da primeira edição do MDBFair – Red Rooster Edition nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro no Parque da Vindima.

O evento é uma ramificação diferenciada do já tradicional Mississippi Delta Blues Festival (MDBF), o maior festival de Blues da América Latina, que possui 13 edições realizadas em Caxias do Sul (RS), além de Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RS).

Com apoio do poder público, por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), o MDBFair já fará parte, desde esta edição, do calendário oficial de eventos da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.

O evento tem inspiração na histórica feira ao livre de Chicago, a Maxwell Street Open-Air Fair, realizada na cidade norte-americana desde o início do Século 20, muito importante no desenvolvimento da fase elétrica e urbana do Blues.

De acordo com Toyo Bagoso, idealizador do MDBF e do MDBFair, a proposta é de uma atividade mais enxuta do que o Festival de Blues, trazendo feira gastronômica, valorizando talentos e produtores locais entre restaurantes, cervejarias e vinícolas, além de diversos expositores que possuem conexões com o Blues e suas vertentes. “Estamos com a mesma essência do Festival, mas em um formato mais reduzido e versátil, permitindo mais espaço para os artistas e produtores locais”, afirma.

Serão mais de 30 atrações musicais divididas em quatro palcos: Deck Nostalgia Stage, Flowers Blues Stage, Malibu Blues Stage e Red Rooster Stage (palco principal). As bandas foram selecionadas priorizando artistas locais do cenário do Blues do Sul do país, contando com alguns nomes nacionais. Outra novidade inclusiva é que, durante o sábado, os palcos Red Rooster e Flowers Blues Stage terão intérpretes de libras atuando durante os shows.

Em cada dia, os portões do Parque da Vindima abrirão em horários específicos, sendo na sexta-feira (dia 3) às 18h, no sábado (dia 4) às 15h e domingo (dia 5) às 11h. O motivo é acolher, além do público noturno, também crianças, famílias e pessoas de todas as idades, seguindo o modelo dos festivais de blues americanos que envolvem a comunidade.

Os ingressos para a 1ª edição do MDBFair estão à venda no site oficial do evento. O valor é de R$ 20 por dia de evento ou R$ 40 o passaporte para os três dias. Meia-entrada é garantida para estudantes e idosos, além da entrada ser gratuita para crianças até 12 anos. Também haverá bilheteria local nos dias dos eventos.

Fonte: Matinal Jornalismo