O filme brasileiro “Marte Um” está fora da disputa ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. A Academia anunciou na quarta-feira (21) a lista com quinze pré-indicados na categoria, sem o longa de Gabriel Martins. Veja quem segue na disputa:

“Argentina, 1985” (Argentina)
Austria, “Corsage” (Áustria)
Belgium, “Close” (Bélgica)
“Return to Seoul” (Camboja)
“Holy Spider” (Dinamarca)
“Saint Omer” (França)
“All Quiet on the Western Front” (Alemanha)
“Last Film Show” (Índia)
“The Quiet Girl” (Irlanda)
“Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades” (México)
“O Caftan Azul” (Morocco)
“Joyland” (Paquistão)
“EO” (Polândia)
“Decisão de Partir” (Coreia do Sul)
“Cairo Conspiracy” (Suécia)

Agora, os longas tentam vaga entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação. A cerimônia do Oscar 2023 está prevista para acontecer em 12 de março.

História de ‘Marte Um’
O drama retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.

28 longas-metragens estavam inscritos e habilitados a concorrer à vaga do Brasil neste ano. Pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos. Na primeira etapa, seis filmes foram selecionados. Na segunda, “Um marte” saiu vencedor em setembro.

Os seis finalistas eram:
“A mãe”, de Cristiano Burlan
“A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky
“Carvão”, de Carolina Markowicz
“Marte Um”, de Gabriel Martins
“Pacificado”, de Paxton Winters
“Paloma”, de Marcelo Gomes

“Marte Um” estreou no Festival de Sundance, em janeiro, chegando aos cinemas brasileiros em 25 de agosto. O longa foi premiado no Festival de Gramado (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri) e marca a estreia de Gabriel Martins em um longa solo.