Imagem: Obra Simbólico/Crédito Tiago Coelho

A Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul abre o calendário de exposições do segundo semestre acadêmico com a mostra Leonardo Loureiro [em]TRAMAS, com inauguração na terça-feira, dia 8 de agosto, às 19h30min. Avisitação, aberta e gratuita ao público, segue até dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.

Com curadoria do doutorando e mestre em Poéticas Visuais Lucas Strey, a exposição apresenta nove obras tridimensionais produzidas por Loureiro de 2019 a 2021. O artista, que é bacharel e mestre em Artes Visuais, desenvolve atividades na área desde 1987 e realizou exposições individuais e coletivas em diversas instituições. Loureiro também tem obras nos acervos do MARGS e do MAC/RS e participou do XVII Salão de Artes da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Na noite de abertura, o público poderá apreciar as formas articuláveis expostas no espaço e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação em conversa com o artista e o curador. De acordo com Strey, seria possível descrever o trabalho em exibição como formas tridimensionais, construídas a partir de módulos rígidos, recortados em tiras e montados de maneira articulável, mas alguns detalhes fazem com que a produção seja muito mais elaborada e complexa do que pode parecer a um olhar rápido.

Ao detalhar o que é a moldura em um quadro, Strey contextualiza que essa peça isola a obra de arte da vida comum, institucionaliza o quadro pintado, delimitando o espaço da arte. “Loureiro fatia esse elemento e ressignifica sua função, criando tramas poéticas em composições tridimensionais” explica, ao destacar que a moldura está para uma pintura assim como a base está para uma escultura. No entanto, ironicamente, as esculturas produzidas e apresentadas pelo artista não utilizam bases, sendo apresentadas de modo totalmente integrado ao ambiente expositivo.

Para ambientalizar, o curador ainda diz que as formas produzidas por esse sistema são flexíveis e mutáveis, malhas volumétricas que guardam um potencial de variação incontrolável. “Se deformam com o passar do tempo devido ao próprio peso e a força da gravidade. Quase como um organismo vivo, projetando-se ao devir. Formas de aparência leve e delicada, porém, carregadas de peso e volume que não se sujeitam à plena vontade do artista. São objetos de arte que constantemente negociam sua imagem, seja com o artista, seja com o público diante de si”, descreve o curador.

Além da Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, o público também poderá apreciar no saguão do Hotel Sky Samuara, por meio de uma parceria, uma das obras que compõem a exposição, de 9 a 30 de agosto.

Serviço
O quê: exposição Leonardo Loureiro [em]TRAMAS, de Leonardo Loureiro e curadoria de Lucas Strey, com entrada franca
Quando: abertura, com conversa com o artista e o curador, dia 8 de agosto, às 19h30min. Visitação de 9 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 e Saguão do Hotel Sky Samuara