Imagem: “Errantes”/Crédito Thiago Quadros

A Unidade de Artes Visuais, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), apresenta a exposição “Errantes (aqueles que erram)”, do artista Thiago Quadros. A abertura, que conta com visita guiada com intérprete de Libras, acontece na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 19h, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

“Errantes” é resultado de uma pesquisa que o artista desenvolveu nos últimos cinco anos de sua trajetória. O processo foi iniciado com uma coleta de vídeos tentando captar pessoas caminhando nas ruas. Os trabalhos buscam a sensação de movimento e refletem sobre a liberdade e o nosso lugar no mundo. A mostra é composta por 54 pinturas em acrílico e óleo sobre tela, lona e portas de madeira que exibem em cada uma destas uma imagem de um ser caminhante em vista frontal.

Thiago Quadros é artista, curador e educador. Realiza proposições artísticas em diversos meios, principalmente em pintura. Desenvolve orientações de artistas e curadorias de arte há oito anos. Administra seu ateliê em Caxias do Sul, além de participar de exposições em diversas cidades da região sul do Brasil.

Em janeiro, o artista vai realizar um encontro chamado “Elogio ao Erro”, apresentado em formato de bate-papo e uma oficina voltada para pintura, que pretende abordar os trabalhos da exposição sob a ótica dos conceitos de Obra Aberta, Campo Expandido e Working in Process, três campos teóricos da arte contemporânea e que estão presentes na exibição.

O bate-papo busca aproximar o público dos processos de pesquisa artística envolvidos na ação de construção de uma poética em um trabalho de arte. A oficina é gratuita e tem vagas limitadas com inscrições até o dia 22 de janeiro, via UAV DIGITAL (http://sites.google.com/view/uavdigital).

Com classificação indicativa livre, a exposição pode ser visitada até o dia 28 de janeiro de 2024, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. A visitação pode ser feita nos seguintes horários: nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h; até o dia 22 de dezembro de 2023. Já do dia 02 ao dia 05 de janeiro, a visitação será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min. A partir do dia 09 de janeiro, os horários ampliados retornam para: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.