Imagem: Bruna Ferreira/Divulgação

Dois eventos da Cultura Hip Hop movimentam Bento Gonçalves neste fim de semana. Nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, na Fundação Casa Das Artes, abre a exposição relativa ao festival Kebrada Graffiti, com telas da fotógrafa Bruna Ferreira a partir de fotos da comunidade do bairro Eucaliptos, que recebeu o encontro de graffiti de 14 a 16 de janeiro destre ano.

No sábado, a partir das 18h, na Praça Vico Barbieri, tem o RAP Festival, com apresentação dos artistas selecionados e pré-lançamento do álbum que sai em breve. Na ocasião também rola uma Batalha de MCs. Os dois projetos têm financiamento do Fund o Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

A exposição fotográfica é derivada da pergunta: ”Qual a reação do público diante de um graffiti?”. Partindo disso, Bruna Ferreira fez registros das atividades do Kebrada Graffiti, quando foram feitos graffitis no bairro Eucaliptos, de Bento Gonçalves, com o registro fotográfico da interação do público com esta manifestação da Cultura Hip Hop. Agora o material ganha exposição, com os registros do público, seus olhares e suas interações com a paisagem colorida dos muros grafitados.

Autora das 20 fotografias que estarão na exposição, Bruna Ferreira já assinou uma exposição em 2017 com fotos sobre a cultura urbana e também é autora do livro Nossa Casa Cypher Vico, com a temática semelhante, que teve lançamento e palestras por todo o Brasil, além de países vizinhos. As exposições também deverão acontecer na Casa das Artes e Galeria do Sesc de Bento Gonçalves, levando imagens da periferia da cidade para a região central, ocupando também importantes espaços culturais.

As atividades do RAP Festival, sábado na Praça Vico Barbieri, terão apresentações musicais e Batalha de MCs, antecipando a coletânea que será gravada por artistas selecionados pelo projeto que começou em janeiro, na Fuindação Casa das Artes, com um um festival competitivo de música rap e poesia slam autorais e inéditos. Além das apresentações como esta programada para a Praça Vico, o Rap Festival fará um registro profissional e inédito, destacando estes novos artistas, difundindo sua arte com a distribuição de 400 CDs.